sábado, 28 de junho de 2014

Beber muita água para ter mais leite?

Quanto beber?
por Carlos González

Quando uma pessoa te aconselha: Você deve beber x de água para ajudar na produção do leite. Será que é verdade?
A seguir, o pediatra González esclarece essa questão.

"Logicamente, a mãe que dá o peito necessita de mais água. Por isso tem mais sede, e bebe mais. Mas não tem que forçar-se para beber uma quantidade determinada; automaticamente você beberá tudo que necessita, como qualquer pessoa saudável. Quando, além de dar o peito, você fizer exercício físico e o dia for quente, você terá ainda mais sede.

Às vezes se recomenda às mães beber muita água para ter mais leite. E claro, não funciona. Os fazendeiros levaram séculos tentando isso, fazer que as vacas bebam mais, entretanto, não sai mais leite. Só funciona quando se faz o contrário: primeiro se ordenha a vaca e logo se acrescenta água no leite. Então, sim que há mais. Antes que diga aquilo de “mas as mulheres não somos vacas”, saiba que foram realizados experimentos científicos com mulheres, bebendo vários litros de água ao dia durante semanas, e a quantidade de leite não aumentou.

Em algumas regiões existe a crença popular de que, se a mãe bebe água justo no momento em que o bebê está mamando, a água vai diretamente, por algum conduto que os cientistas ainda não descobriram, da boca para o peito, e o bebê toma água em vez de leite. É falso, claro. E é um erro que pode causasr incômodo, porque o hôrmonio ocitocina produz sede, e as mães costumam sentir sede precisamente enquanto o bebê mama (o mesmo que durante o parto). Você pode beber toda a água que quiser durante a mamada."

Fonte: Comer, amar e mamar. Madrid: Temas de hoy, p.394.

Tradução: Sandra Costa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...