quarta-feira, 2 de julho de 2014

Amamentação Continuada: Os benefícios da amamentação para lactentes e crianças pequenas nutricional, imunológica e psicologicamente

Por Kelly Bonyata (BS, IBCLC)

1. Aleitamento materno contribui para a nutrição do seu filho.
Embora existam pouca pesquisas feitas sobre as crianças que foram amamentadas além de dois anos de idade, a informação disponível indica que a amamentação continua a ser uma importante fonte de nutrição e de proteção contra doenças durante o tempo que a amamentação continua.

"O conteúdo do leite humano de mães que foram lactantes por mais de 1 ano tem  significativamente mais energia e gordura em sua composição, comparado com o leite por mulheres que foram lactantes por períodos mais curtos. Durante o aleitamento prolongado, a contribuição de energia e de gordura do leite materno pode ser significativa na dieta infantil . "- Mandel 2005

Em um estudo com 250 crianças no Quênia ocidental, o leite materno corresponde em média, 32% do consumo total de energia da criança. "O leite materno fez uma importante contribuição na ingestão gordura e vitamina A das crianças desta comunidade." - Onyango 2002

"Leite materno continua a fornecer quantidades consideráveis de nutrientes essenciais muito além do primeiro ano de vida, especialmente de proteínas, gordura, e a maioria das vitaminas."- Dewey 2001

No segundo ano (12-23 meses), 448 ml de leite materno fornece:
29% das necessidades energéticas

43% das necessidades de proteína

36% das necessidades de cálcio

75% das necessidades de vitamina A

76% das necessidades de ácido fólico

94% das necessidades de vitamina B12

60% das necessidades de vitamina C - Dewey 2001

Estudos feitos na área rural de Bangladesh demonstraram que o leite materno continua a ser uma importante fonte de vitamina A no segundo e terceiro ano de vida.- Persson 1998

Não é incomum que o desmame seja recomendado para crianças que já estejam comendo alimentos sólidos. No entanto, esta recomendação não é coerente com fatos científicos. Pesquisas indicam que em situações em que crianças amamentadas têm um risco aumentado de desnutrição, este parece ser devido à alimentação complementar inadequada ou causalidade reversa (é mais provável que a mãe continue a amamentar uma criança que está doente ou crescendo pouco). Em um estudo de 250 crianças no Quênia, a ingestão de alimentos sólidos aumentou após o desmame, mas não o suficiente para substituir toda a gordura, vitamina A e niacina que a criança recebia no leite materno (Onyango 2002). De acordo com Sally Kneidel em "Amamentação além de um ano" (New Beginnings, Vol. 6 No. 4, julho-agosto de 1990, pp 99-103.).: Alguns médicos podem pensar que a amamentação irá interferir com o apetite da criança para outros alimentos. No entanto, não houve nenhuma observação documentada em pesquisas de que as crianças amamentadas são mais propensos do que as crianças desmamadas a recusar alimentos complementares. Na verdade, a maioria dos pesquisadores em países do Terceiro Mundo, onde o apetite de uma criança desnutrida pode ter importância crítica, é recomendado que a amamentação continue, mesmo para as crianças gravemente desnutridas (Briend et al, 1988; Rhode, 1988; Shattock e Stephens, 1975; Whitehead, 1985) . A maioria das pesquisas sugere que para melhorar a desnutrição das criança mais velhas, o ideal é complementar a dieta da mãe para melhorar a qualidade nutricional do seu leite (Ahn e MacLean, 1980;. Jelliffe e Jelliffe, 1978) e oferecendo a criança mais variade de alimentos e comidas mais palatáveis para melhorar o seu apetite (Rohde, 1988; Tangermann, 1988; Underwood, 1985).


2. A amamentação contribui para a saúde do seu filho
A Academia Americana de Médicos de Família observa que crianças desmamadas antes dos dois anos de idade estão em maior risco de doenças (AAFP 2008).

Amamentação crianças com idades entre um e três ficam doentes com menor frequeência, e as enfermidades têm duração mais curta, e as taxas de mortalidade mais baixas (Molbak 1994, van den Bogaard 1991, Gulick, 1986).

"Os anticorpos são abundantes no leite humano durante toda a lactação" (Nutrição durante a lactação 1991;. P 134). Na verdade, a concentração de componentes imunológicos do leite materno aumenta durante o segundo ano e também durante o processo de desmame. (Lawrence e Lawrence 2011, Goldman 1983, Goldman & Goldblum 1983, o Institute of Medicine, 1991).

A Organização Mundial de Saúde dia que, "um pequeno aumento nas taxas de aleitamento materno poderia evitar até 10% de as mortes de crianças abaixo de cinco anos:. Amamentação desempenha um papel essencial e, por vezes subestimada no tratamento e prevenção de doenças da infância”


3. A amamentação contribui para o desenvolvimento intelectual do seu filho
Uma extensa pesquisa sobre a relação entre o desempenho cognitivo (pontos de QI, notas na escola) e amamentação mostrou os maiores ganhos para as crianças amamentadas por mais tempo.


4. A amamentação contribui para o desenvolvimento mental e social da criança
Alguns estudos demonstraram uma relação positiva entre duração da amamentação mais longa e desenvolvimento social. - Duazo 2010, Baumgartner 1984

 "A menor duração da amamentação pode ser um preditor de resultados adversos de saúde mental ao longo da trajetória de desenvolvimento da infância e início da adolescência."- Oddy 2010

De acordo com Elizabeth N. Baldwin, esq. em "Amamentação Prolongada e a Lei":

"A amamentação é uma forma calorosa e amorosa para atender as necessidades dos bebês e crianças pequenas. Ela não só os enche de energia e alegria, mas também acalma as frustrações, machucados e contusões e tensões diárias da infância. Além disso, a amamentação ajuda os pequenos a fazer uma transição gradual para a infância. "

Baldwin continua: "Satisfazer as necessidades de dependência da criança é a chave para ajudar a
criança alcançar a independência. E as crianças superam essas necessidades de acordo com seu próprio calendário único. "As crianças que conseguem independência em seu próprio ritmo são mais seguras, comparadas, às crianças forçadas a serem independentes prematuramente.".


5. Amamentar além da primeira infância é NORMAL
A Academia Americana de Pediatria recomenda que "A amamentação deve ser mantida por, pelo menos, o primeiro ano de vida e além, enquanto mutuamente desejado pela mãe e da criança ... O aumento da duração do aleitamento materno promove benefícios significativos para a saúde e o desenvolvimento da criança e da mãe ... Não há limite para a duração da amamentação e não há evidência de dano psicológico ou de desenvolvimento de amamentação no terceiro ano de vida ou mais. "(AAP 2012, AAP 2005)

A Academia Americana de Médicos de Família recomenda que a amamentação deve continuar durante todo o primeiro ano de vida e que "Tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve idealmente continuar além da primeira infância, mas esta não é a norma cultural nos Estados Unidos e requer apoio e encorajamento. Estima-se que uma idade de desmame natural para os seres humanos está entre dois e sete anos. Os médicos de família devem ser informados sobre os benefícios da amamentação prolongada para a criança, incluindo a proteção imunológica contínua, melhor ajustamento social e uma fonte sustentável de alimento em tempos de emergência. Quanto mais tempo as mulheres amamentarem, maior será a redução no risco de câncer de mama. Eles também observam que "Se a criança tiver menos de dois anos de idade, a criança está em maior risco de ficar doente se desmamado."(AAFP 2008)

A Academia de Medicina da Amamentação afirma amamentação além da primeira infância, como a norma biológica. "A média de idade do desmame varia entre seis meses a cinco anos... As alegações de que o aleitamento materno além da primeira infância é prejudicial para a mãe ou do bebê não tem absolutamente nenhuma base médica ou científica", diz Arthur Eidelman, MD, presidente da Academia de Medicina da Amamentação "Efetivamente, o maior problema é o dano causado pelas práticas modernas de desmame precoce." A organização mundial de médicos também diz que "leite humano contém nutrientes, anticorpos, e substâncias imunomoduladoras que não estão presentes na fórmula para lactentes ou de leite de vaca . Maior duração da amamentação ainda está associado com a redução de riscos maternos de câncer de mama, câncer de ovário, diabetes, hipertensão, obesidade e ataque cardíaco. "(ABM 2012)

A Organização Mundial da Saúde enfatiza a importância de amamentar até dois anos de idade ou mais (WHO 1993, WHO 2002).

A investigação científica por Katherine A. Dettwyler, PhD mostra que a média natural da duração da amamentação humana é de 2,5 a 7,0 anos (Dettwyler 1995).


6. As mães também se beneficiam por amamentar por um longo período
Amamentação prolongada atrasa o retorno da fertilidade em algumas mulheres por suprimir a ovulação.

A amamentação reduz o risco de câncer de mama. Estudos encontraram uma associação inversa significativa entre a duração da lactação e o risco de câncer de mama.

A amamentação também reduz o risco de câncer de ovário, câncer uterino, e câncer do endométrio.

A amamentação protege contra a osteoporose. Durante a lactação uma mãe pode experimentar uma diminuição de mineral dos ossos. Densidade mineral óssea de uma mãe lactante pode ser reduzida em todo o corpo por 1 a 2 por cento, enquanto ela ainda está amamentando. Este é adquirida de volta, e densidade mineral óssea pode até aumentar, quando o bebê é desmamado. Independente de suplementação de cálcio adicional na dieta da mãe.

A amamentação reduz o risco de artrite reumatóide.

A amamentação reduz o risco de doença cardiovascular.

O aleitamento materno tem demonstrado diminuir as necessidades de insulina em mulheres diabéticas. Há também uma diminuição do risco de diabetes mellitus tipo 2 em mães que não têm um histórico de diabetes gestacional.

Mães que amamentam podem perder peso mais facilmente.


Versão original de 26 de jul de 2011 publicada aqui: http://kellymom.com/ages/older-infant/ebf-benefits/


Traduzido por Jacira Radiguet Barreto