domingo, 18 de outubro de 2015

Preciso colocar meu bebê para arrotar?

Por Juliana Coutinho-Gieppner



A necessidade de colocar o bebê para arrotar depois de ser alimentado (ou “ajudar o ar a sair”), originou-se com a disseminação do uso da mamadeira na alimentação de bebê. O fluxo rápido de leite, proporcionado pelo bico da mamadeira, força o bebê tomar golfadas de ar nos intervalos extremamente curtos entre os momentos que o bebê engole o leite. Bebês amamentados tem menos problemas com ar na barriguinha: eles conseguem controlar o fluxo de leite no peito e assim eles sugam num ritmo mais lento que os permite coordenar melhor, respirar e engolir o leite. Ainda assim, arrotar pode ser necessário às vezes, mesmo em bebês amamentados, especialmente se o bebê mama muito rápido, se a pega estiver incorreta (por uso de bicos artificiais ou porque o bebê ainda é novinho e está aprendendo a mamar) ou se a mãe tem reflexo de ejeção de leite muito forte. Além dos tapinhas das nas costas, o arroto requer duas ações: segurar o bebê numa posição vertical e aplicar leve pressão na barriga do bebê.
Observe se o bebê dá sinais de que precise arrotar, e isso pode acontecer durante ou após mamar: a criança pode se recusar a ir para o outro seio, pode se contorcer e fazer careta quando você a coloca deitada, ou pode haver uma expressão dolorosa no rosto. Se a criança estiver contente e relaxada, colocá-la para arrotar é desnecessário, lembre-se: na maioria das vezes a criança não precisa arrotar. Não se sinta mal caso não consiga fazer o bebê arrotar após cada mamada. Bebês geralmente não precisam arrotar, especialmente quando amamentados em livre demanda, isto é, quando podem fazer pequenas mamadas várias vezes ao dia. Após uma mamada mais demorada, pode ser que seja necessário colocar o bebê para arrotar - esteja atenta ao sinais que o bebê der. A medida em que os bebês crescem e se tornam mais eficientes em mamar, arrotar se tornará cada vez menos frequente, cada vez menos um problema.
Colocar o bebê para arrotar geralmente é desnecessário, durante as mamadas noturnas, uma vez que nas mamadas noturnas os bebês estão mais relaxados e por isso há ainda menos chances de engolir ar. Se alguma bolha de ar estiver causando desconforto, é possível ter que levantar e colocar o bebê para arrotar, bastando apenas erguer o tronco do bebê ligeiramente, de modo que o ar consiga sair.