quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Volta ao Trabalho - Ordenha




Como devo proceder com a ordenha?
O primeiro é pensar de forma positiva, tem muitas formas de ajudar aumentar seu estoque de LM rapidamente. Preferencialmente, a mãe deverá fazer um estoque de leite materno antes do retorno ao trabalho. Recomendamos estocar o leite de 1 a 8 semanas antes do retorno.
Você precisará, para começar a sua ordenha, de: 
- potes de vidro com tampa plástica (esterilizar em água quente); 
- bomba elétrica (pode ordenhar manualmente ou com a bombinha normal, mas a bomba elétrica é mais prática e vai te poupar um tempo precioso); 
- uma bolsa térmica com saquinhos de gelo para transportar o leite materno que você coletou no trabalho; 
- etiquetas com datas para os potes;
- uma foto do bebê pra ordenhar no trabalho (pode parecer bobo, mas muitas mães relatam que a descida do leite e a ordenha são mais fáceis quando tem algum objeto que pertence ao bebê, com o cheiro dele, por perto - uma fralda, roupinha, até uma foto serve).
Você não precisa ordenhar 100 mL de uma vez só, pode ordenhar ao longo do dia e os poucos mL que conseguir vá juntando no mesmo pote no congelador até completar a dose certa para o peso de seu bebê. Para aumentar seu estoque aproveite ao máximo o estímulo do bebê no peito - pode ordenhar de um lado enquanto o bebê mama do outro, ordenhar depois que o bebê dormir do lado que ele não mamou, ordenhar de manhã assim que acorda do peito que ficou guardado de madrugada, ordenhar de noite quando o bebê dorme a noite toda - mas cuidado, preste atenção à intensidade da ordenha se usa bombinha elétrica para que não machuque seu peito. Se você quer armazenar potes de 50mL e só consegue ordenhar 30mL, por exemplo, pode ordenhar uma nova quantidade mais tarde e juntar no mesmo pote. Se você só conseguir completar o pote alguns dias depois, não tem problema. O leite pode ser adicionado ao pote quantas vezes forem necessárias, entretanto a validade que conta é aquela da primeira vez em que você colocou leite no potinho.


Ordenha Manual ou com Bomba? Qual Bomba?
A eleição do método de extração do LM dependerá da sua habilidade e da quantidade de LM que precisa. Para quantidades maiores e por facilidade recomendamos o uso de bombinha elétrica, você pode alugar, comprar ou até emprestar de alguém. Veja aqui uma vídeo-aula sobre ordenha manual
https://youtu.be/hI76D2qJpvc

Veja aqui uma enquete sobre as bombinhas tira leite
https://www.facebook.com/groups/266812223435061/permalink/392255697557379/

No seu serviço você pode ordenhar, e armazenar em um isopor com gelo-gel, para manter frio e depois congelar em casa. Em um refrigerador o LM vai durar 24 hs em temperatura entre 5-10° (sem congelar), em temperatura ambiente (19-25°) o LM pode durar entre 4-6 hs.


Como começar o estoque?
A ordenha deve ser feita TODOS OS DIAS, para não deixar a produção de leite baixar. Finais de semana e feriados são dias importantes para ordenha também, visto que você estará mais relaxada e descansada, facilitando a ordenha. Não deixe de ordenhar nenhum dia! Quando você voltar pra casa e o bebê for mamar, você pode ordenhar o outro peito, pois assim terá o estímulo do bebê. Para isso a bomba elétrica ou uma boa bomba manual de gatilho (que possa operar com uma mão) é fundamental! É importante também ter um estoque de leite materno. Assim, se algum dia você não conseguir ordenhar ou se acontecer algum imprevisto, você não precisará oferecer leites artificiais.

Ordenha de emergência, como proceder?
Algumas vezes, com a correria do dia-a-dia, acabamos não conseguindo ordenhar a quantidade necessária. O que pode ser feito, em casos de urgência, é amamentar a noite somente em um seio e ordenhar o outro pela manhã, pois este deverá ficar ingurgitado durante a noite. Esse tipo de técnica não pode ser utilizada todos os dias, pois a tendência do corpo da mãe é achar que aquele leite que está sendo produzido não está sendo mamado e passar a produzir menos leite do que o necessário para o bebê se saciar. Não faça isso mais do que 2x por semana.

Não tenho Leite suficiente para Estocar, o que fazer?

Não desanime, a ordenha é questão de prática. Vá tentando, lembre que o peito produz enquanto o bebê mama então uma boa dica é ordenhar de um lado enquanto o bebê mama do outro. Conforme for estabelecida a rotina de ordenha seu corpo entenderá que naqueles horários precisa produzir leite, e passará a produzir mais.