quinta-feira, 10 de março de 2016

Porque não dar chá, água, suco e outros líquidos para o bebê menor de 6 meses?

Por Zioneth Garcia

Dar ÁGUA, CHÁ, SUCOS, seja por qual motivo for (curar as "cólicas", gases, melhorar a constipação), atrapalha a amamentação exclusiva e coloca em risco a saúde do bebê sem necessidade. O LM contém BIOATIVOS, bactérias que fazem parte da flora intestinal natural dos seres humanos e entre outras ajudam na digestão de alguns alimentos complexos para os quais os seres humanos não possuem enzimas digestivas e regulam o PH intestinal, os tais probióticos que os fabricantes de LA juram que tem (mas não).

Esses bioativos garantem o equilíbrio da flora intestinal do bebê, atuando como uma proteção ao evitar que bactérias ruins se instalem no tubo digestivos, eles formam um BIOFILME no intestino do bebê que o protegem de doenças infecciosas.

E o que acontece com chá, água, sucos? Todos eles enxugam essa bio-película, deixando o intestino do bebê como um habitat disponível para a primeira bactéria que entrar se instalar e multiplicar rapidamente, o que pode causar uma infecção rapidamente (gastroenterites).

Com a interrupção de AME, o bebê fica desprotegido e coisas simples que antes não eram nenhum risco podem atuar como transmissores, um beijo, levar a mão na boca, chupar um brinquedo, o dosador da vitamina, o chá mesmo. Quanto mais novo o bebê ao qual se administra chá, suco, água, etc, maior é o risco de contaminação.

CUIDADO!!! Não coloque em risco a saúde de seu bebê.

A orientação do Ministério da saúde é aleitamento materno exclusivo até 6 meses. Não precisa dar água, sucos, chás nem nada além de LM. O seu leite tem tudo o que o bebê precisa.


Leia mais:
Caderneta 23. SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Publicação do Ministério da Saúde. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf>