domingo, 26 de dezembro de 2021

Até quando vai dormir tão pouco?

Por Gabriela de Oliveira Moura da Silva

Revisão: Luciana Freitas


Quando uma mulher engravida e compartilha a notícia com a família e amigos, logo começam os conselhos: “Aproveite pra dormir bastante agora!”; “Você nunca mais vai ter uma noite inteira de sono”; “Bebê precisa desde a maternidade acostumar a dormir a noite toda.”
O que se vê de maneira geral, independente do que se tente “ensinar” com certos métodos de treinamento de sono é:
· 2 anos: acordam menos vezes de madrugada
· 3 anos: a maioria já dorme a noite toda
· 4 anos: conseguem dormir em outro quarto, mas ainda precisam de ajuda pra pegar no sono no começo da noite
· 7 anos: vão para cama, deitam e dormem sozinhos após um beijinho ou um outro ritual curto de despedida
Não é necessário fazer nenhum tipo de treinamento de sono: o bebê já sabe dormir desde a vida no útero. O que precisamos é de alguém que possa dividir os cuidados com a criança durante a noite, além de nos perguntarmos: “Estou fazendo o que funciona para nossa família? Ou só estou querendo agradar as pessoas de fora, que dizem que meu bebê precisa dormir sozinho pra não ficar mal acostumado?”.
Temos muita dificuldade em aceitar que o sono do bebê é diferente do sono dos adultos. Quantos de nós convivemos de perto com bebês e crianças pequenas? Sabemos mesmo como é o sono normal da maioria deles?
Nosso corpo foi biologicamente programado, ao longo de milhares de anos de existência no planeta, para na fase da primeira infância (bebês e crianças pequenas) estarmos sempre perto de algum adulto que possa nos proteger. Os filhotes humanos são vulneráveis, não conseguem procurar alimento ou abrigo sozinhos, então o padrão de sono normal faz com que bebês e crianças também tenham períodos de sono leve e breve despertar durante a noite, para que ao escutarem algum barulho estranho ou sentirem calor, frio, algo incomodando, chamem por nós.
Por isso não acreditem em promessas milagrosas de métodos de sono, pois o resultado desses métodos na maioria das vezes é muita frustração e choro, às vezes até mesmo um pouquinho de mágoa. E quando dizem que funcionou, o que ninguém sabe (porque os treinadores de sono não contam) é que dentro do bercinho pode estar um bebê que continua acordando, mas se conformou e não vai mais chorar, porque descobriu que nenhum adulto virá ajudar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...