domingo, 26 de dezembro de 2021

Crise dos 3 meses

Por Mariana Santana

Revisão: Luciana Freitas


Eis uma fase crítica para a amamentação. Alguns chamam de "crise dos 3 meses" ou "salto dos 3 meses", mas gosto de me referir a essa fase como "ajuste dos 3 meses" pois, grosso modo, tudo não passa de um ajuste de diversas questões, que acontecem ao mesmo tempo e criam um cenário similar ao de uma crise real!

Explico.

Por volta dos três meses, o corpo da mulher está encontrando seu equilíbrio na produção de leite. É mais ou menos por aí, às vezes um pouco antes, às vezes um pouco depois, que as mamas param de vazar, encher, ingurgitar e passam a permanecer murchas durante todo ou quase todo o tempo.
O bebê está bastante treinado na arte de mamar e atinge um grau de eficiência tão grande que o leite que ele extraia em uma hora ou mais, agora consegue em poucos minutos. Ele também começa a se perceber um ser vivente num mundo imenso e cheio de estímulos e está doidinho pra conhecer tudo. Por isso, suas sonecas, antes normalmente fáceis, passam a ficar mais difíceis. O bebê pode passar a ter dificuldades de dormir em locais barulhentos e estimulantes. Assim, ele tende a dormir menos do que precisa e fica bastante cansado.
Mistura tudo isto e o que temos...
Um bebê que mama rapidinho e rejeita o peito quando a mãe tenta fazê-lo mamar novamente ou, ainda, que briga com o peito, se joga pra trás, troca de peito inúmeras vezes na mamada, por puro cansaço. Aliado a isto, mamas murchas o tempo todo. Receita para uma família insegura quanto à produção da mãe. Não é incomum que nesta fase se inicie uma complementação desnecessária, que geralmente é oferecida na mamadeira, o que acaba por trazer mais consequências negativas e pode levar a um desmame precoce.
Como sobreviver a esta fase?
A primeira e mais importante dica é estar ciente do que está acontecendo. Volta lá naquele post e relê tudo, várias e várias vezes. Saiba que, não, você não é exceção e que, sim, está acontecendo contigo exatamente aquele ajuste. Seu caso é aquele mesmo. Ponto.
Confia que seu peito murcho está produzindo leite, exatamente na quantidade que seu filho precisa.
Dito isto, existem algumas coisas a fazer para ajudar o bebê:
- crie uma rotina para as sonecas, alguns pequenos passos que você vai fazer sempre que for hora de dormir. Pode ser ir para o quarto, tomar um banho, cantar uma música, fazer uma massagem... Escolha 2 ou 3 coisinhas pra fazer sempre que for hora de dormir;
- reduza os estímulos. Agora seu bebê capta o ambiente ao redor de forma muito voraz! Cuide para que os ambientes não sejam muito coloridos, barulhentos, com muitas pessoas, brincadeiras ou brinquedos muito estimulantes;
- crie um ambiente para o sono. Agora um ambiente escurinho, confortável e tranquilo pode ajudar muito a criar o clima propício pra dormir. Esqueça a ideia de "treinar" ou "acostumar" seu bebê a dormir em qualquer ambiente. Nós adultos não dormimos em qualquer ambiente. E tudo bem! O importante é dormir;
- Atente-se ao tempo em que ele está acordado. Em geral mais de 2h acordado, nesta fase, pode significar um bebê muito cansado e hiperestimulado. Tente iniciar a rotina de sonecas antes desse tempo;
- mantenha a calma caso, mesmo assim, aconteça aquele choro inconsolável no fim da tarde. Converse, abrace e nine seu bebê, com calma. Tente acalmá-lo num sling ou debaixo de um chuveiro quentinho. Somente com o bebê mais calmo insista no peito. Se necessário, peça ajuda para alguém mais calmo assumir naquele momento e tente relaxar em outro ambiente antes de voltar.
Tenha em mente que essa fase delicada passa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...