quarta-feira, 25 de junho de 2014

Uso de mamadeira é prejudicial em qualquer idade?

Quando o bebê é novinho, muitos acham que uso de mamadeira é praticamente automático, é prático, rápido, e conveniente.

A pergunta que não quer calar é: Mamadeira deve ser usada ou não na alimentação complementar?
A resposta é não! Mesmo que seja imprescindível dar complementos aos bebês, não precisamos e não devemos dar em mamadeiras. Veja por quê:

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini, Fonoaudióloga clínica, especialista em Motricidade Oral, mestre em Distúrbios da Comunicação, diz:
O problema é que a fase de necessidade de sucção do bebê passa, porém a chupeta e a mamadeira ficam. Muitas crianças não sugam a chupeta, permanecem com ela na boca, às vezes de boca aberta, com acúmulo de saliva, mordendo-a ou até colocando seu êmbolo embaixo dos lábios. A mamadeira freqüentemente tem o furo aumentado e é oferecida à criança deitada, o que gera excessivo fluxo de leite. A criança, para bloqueá-lo, realiza um movimento de língua inverso do que seria um padrão adequado de sucção.

Essas situações podem contribuir para o desequilíbrio muscular e funcional da face. A musculatura pode tornar-se flácida, a posição dos dentes anteriores pode modificar-se, o palato (céu da boca) pode ficar mais estreito e profundo aparecendo dificuldade em manter a boca fechada, mastigação desordenada e até um padrão de fala com a língua entre as arcadas dentárias distorcendo os sons. Pesquisas mostram que tais efeitos prejudiciais dependem da duração, freqüência e intensidade do hábito. Os efeitos dependem do tipo de face da criança, ou seja, da direção de crescimento craniofacial (geneticamente determinada). Alguns tipos de face, como as mais longas e estreitas são mais suscetíveis às interferências negativas destes hábitos.


Com a mamadeira, a criança atinge a plenitude alimentar, sem contudo atingir a plenitude da sucção, devido ao orifício do bico da mamadeira ser bem maior que o do seio.A mamadeira torna o mamar muito mais fácil, pois o exercício muscular dos músculos da face é mínimo. Daí, advém a necessidade da maioria das crianças, em aleitamento artificial,de chupar chupeta, dedo, paninho para satisfazer essa deficiência.

Com bebês prematuros (que alguns médicos indicam o uso de mamadeira até o bebê se adaptar aos copos de transição ou a sugar o peito),pode-se utilizar copinho mesmo. Para a mãe que pensa em amamentar no peito, recomenda-se a utilização de sonda , (http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=4&id_artigo=537&id_subcategoria=5), seringa, ou copinho mesmo, pois não causa "confusão de bicos" depois.

É assim que se faz em maternidades e hospitais com o selo Amigo da Criança (que incentivam o aleitamento materno).
Neste link um texto sobre a os cuidados que se deve ter ao utilizar o copinho e como saber se o bebê está satisfeito e bem alimentado. Se copinho é bom para o prematuro, não tem problema nenhum oferecê-lo a um bebê nascido a termo.


Muito se fala da possibilidade do uso de mamadeira causar confusão de bicos e desmame precoces. Mas e depois de 1 ano, há prejuízos no uso da mamadeira?

A resposta é sim! A fonoaudióloga Rosário Bezerra diz que oferecer mamadeira pra um bebê de mais de 01 ano está totalmente fora de lógica. E, antes de entender os prejuízos que a mamadeira pode trazer ainda nesta idade, primeiramente faz-se necessário restringir a participação negativa da sua família sobre a sua conduta com seu filho.
Uma criança de 01 ano está em pleno desenvolvimento. A musculatura da face cresce, desenvolve-se de acordo com as características genéticas programadas. No entanto, alguns hábitos deletérios podem interferir neste crescimento e determinar desarranjos dento-oclusais importantes. O uso de chupetas e mamadeiras no inicio da vida do bebê podem causar desmame precoce. Já o uso prolongado (em qualquer idade que seja introduzido) pode levar a deformações na cavidade oral e na face (estreitamento do palato, hipotonia de lingua e bochechas, apinhamento dentário, mudança no padrão respiratório). Uma vez que nos deparamos com essas alterações, temos que estar prepaparados para enfrentar desde possíveis correções ortodônticas, à alterações de fala e propensão à problemas de ordem alérgico-respiratória. Na clínica fonoaudiológica denominamos essas alterações de distúrbios oromiofuncionais.
Portanto, o mais acertado a fazer é evitar a introdução da mamadeira que a essa altura, não traria o mínimo de benefício.


Além disso, os hábitos de sucção do bebê pode afetar sua FALA!
O uso persistente de chupeta, mamadeira e sugar o dedo pode dificultar o desenvolvimento da fala infantil se o hábito persistir por muito tempo

Em um estudo feito na Patagonia (Chile), pesquisadores associaram a persistência desses hábitos de sucção com risco aumentado de distúrbios da fala em crianças de idade pré escolar. As crianças motraram maior tendência a dificuldades de pronúncia de certos sons e a simplificação de certas pronúncias.

Analisou-se um grupo de 128 crianças entre 3 e 5 anos de idade, onde os pesquisadores reuniram relatórios os pais de cada criança sobre hábitos de alimentação e sucção durante a infância e avaliaram a sua fala.

Os pesquisadores descobriram que atrasar a introdução de mamadeira até que a criança tivesse pelo menos 9 meses de idade reduziu o risco de desenvolver distúrbios da fala, enquanto que crianças que sugaram dedos ou usaram chupeta por mais de 3 anos tiveram três vezes mais riscos de desenvolver impedimentos da fala.

"Esses resultados sugerem que a sucção prolongada fora da amamentação pode ter efeitos nocivos no desenvolvimento da fala em crianças" de acordo com Barbosa.

Essa descoberta é particularmente relevante, considerando-se que o uso de mamadeiras e chupetas tem aumentado muito nas últimas décadas.
Entretanto, Barbosa tem o cuidado de comentar, "Embora os resultados desse estudo fornece evidências dos benefícios da maior duração de amamentação para as crianças, deve-se interpretar com cuidado pois esses dados são de observação."

Estudos anteriores de outros pesquisadores sugeriram que os hábitos de sucção de bebês e crianças até 5 anos podem influenciar a anatomia oral, maxilar e dental.

Pesquisas também sugerem que a amamentação pode ser benéfica para o desenvolvimento coordenado da respiração, para o mecanismo de engolir e a articulação da fala.

A equipe time foi conduzida por Clarita Barbosa da Corporacion de Rehabilitacion Club De Leones Cruz Del Sur, com colaboradores do Grupo Multidisciplinar International de Pesquisas (MIRT) da Universidade de Washington (UW), Programa de Saúde Pública, Departmento de Epidemiologia e o Departmento de Saúde Global.

Em adição a Barbosa, outros pesquisadores no estudo entitulado "The Relationship of Bottle Feeding and Other Sucking Behaviors with Speech Disorder in Patagonian Preschoolers" foram Sandra Vasquez e Juan Carlos Velez Gonzales da Corporacion de Rehabilitacion Club De Leones Cruz Del Sur, Chile e Mary A. Parada, Chanaye Jackson, N. David Yanez, Bizu Gelaye, e Annette L. Fitzpatrick, Professor associado pesquisador de epidemiologia, da Universidade de Washington, Escola de Saúde Púlbica, Seattle.

Publicado em 21 de outubro de 2009 no BMC Pediatrics, uma revista médica online de acesso aberto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...