quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Como o oferecer o Leite Materno?




Como escolher onde oferecer o LM ordenhado?
Evite oferecer o LM em mamadeira, existem muitas outras opções, converse com o cuidador(a) que ficará com seu bebê. Mamadeira causa confusão de bicos, o que pode levar a um desmame precoce. A confusão de bicos se manifesta de múltiplas maneiras desde um aumento na incidência de mordidas ao seio, perda da pega correta, perda da força da sugada ao seio com a consequente diminuição do LM, até as mais graves como a ânsia de vômito pela sensibilização do céu da boca e a rejeição da mama. Leia mais sobre a confusão de bicos aqui: 
Confusão de bicos artificiais

Recomendamos escolher entre o copinho, copo normal, colher, mamadeira-colher (colher-dosadora, o copo de transição de bico duro (sem válvula). 

Veja Alternativas á mamadeira (álbum com vídeos nos comentários)
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/03/alternativas-mamadeira.html

Copinho, copinho de transição , colher ou copo normal? Como usar? Precisa treinar?

A técnica usada em todos os casos é a mesma, a ideia é justamente o bebê não ter que sugar, o LM é oferecido aos goles, lentamente e observando a vontade do bebê.

O bebê não precisa treinar nada, ele já sabe o que precisa, abrir a boca e engolir, até um bebê pre-maturo consegue tomar em copinho (veja o vídeo) se oferecido de forma correta. Quem deve praticar é o cuidador(a) que ficará com o bebê. Ainda, essa prática deve acontecer longe da mãe, o bebê nunca aceitará o LM de outra fonte se a mãe estiver perto. Aproveite o tempo com seu bebê antes da volta ao trabalho para fazer a livre demanda e estocar LM, durante o período de adaptação (no mínimo 1 semana antes da sua volta ao trabalho) a pessoa que ficará com o bebê terá a chance de testar diferentes formas. Fique atenta ás preferências de seu filho, você ter comprado mamadeira-colher mas o bebê pode preferir copinho, pode ter escolhido o copinho de transição e o bebê preferir canudo, seja flexível e permita que o cuidador mantenha essa flexibilidade também. Obviamente mamadeira, chuquinha estão fora das opções.

Meu bebê não aceita o meu LM ordenhado, o que fazer?
Casos nos que o cuidador expressa que o bebê “rejeita” devem ser avaliados com atenção, pode ter problemas com a técnica de oferecer o LM, falta de paciência, soltar o copinho na mão do bebê, ou mesmo que esteja sendo oferecido LM além da capacidade do bebê. É muito comum as creches, avós e mesmo babás ser relutantes ao uso do copinho ou similares, principalmente porque isso implica prestar atenção à criança não apenas soltar uma mamadeira na mão dela. Então antes de dizer “meu filho não quer meu LM ordenhado” analise todas as variáveis envolvidas:
Se está em creche: qual é a densidade de crianças na creche? (crianças para cada cuidador). Em geral creches onde existem muitas crianças para poucos cuidadores o tempo oferecido para cada criança é menor, com o que imagens de crianças pequenas deitadas tomando suas mamadeiras são recorrentes, mas um bebê que toma LM em copinho não pode ser deixado sozinho, e a companhia precisa de tempo e dedicação que nem sempre as creches estão dispostas ou em capacidade de oferecer.
Se o bebê fica com alguém em casa: a pessoa fica exclusivamente aos cuidados do bebê ou realiza outras tarefas durante esse período? Você treinou a pessoa na técnica de oferecer o LM sem usar bicos artificiais? Ela teve a flexibilidade de escolher entre os métodos seguros para amamentação? O bebê recebe colo suficiente na sua ausência? Estão oferecendo LM demais para o bebê e ele rejeita a última porção?

Encontre as causas do problema e solucione-as. Todo bebê com fome aceita se alimentar, seu instinto de sobrevivência sempre falará mais alto.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...