domingo, 8 de novembro de 2015

É realmente possível amamentar e trabalhar?



É possível sim. Voltar ao trabalho é uma escolha difícil, com muitas variáveis a avaliar, qualidade de vida, renda, educação dos filhos, futuro familiar, realização profissional, crescimento pessoal, etc..
Algumas mulheres decidem ficar em casa mesmo que isso signifique um nível de vida mais modesto; outras preferem trabalhar para oferecer às suas famílias um melhor nível de vida, algumas mulheres nessa fase se descobrem empreendedoras e largam seus trabalhos como empregadas para começar a trabalhar em casa virando seus próprios chefes; outras mudam radicalmente sua carreiras profissionais para conseguir conciliar horários mais flexíveis com a maternidade, muitas continuam em seus antigos empregos tratando de seguir o mesmo rumo profissional que um dia se propuseram seguir, ajustando suas rotinas para conciliar a nova vida familiar com o trabalho; outras encontram inspiração na nova maternidade e decidem melhorar as suas carreiras voltando a estudar ou se esforçando mais para conseguir aquela promoção que antes parecia longe.
O certo é que a hora de deixar o filho pequeno é uma hora de muitas dúvidas e revisões de nossas próprias vidas para descobrir dentro de nós o que é o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos. Não há nada de errado em nenhuma das escolhas, cada uma é válida do mesmo jeito e com certeza seja qual for a sua será pensando em oferecer o melhor de si mesma ao seu bebê. Lembre que um bebê feliz só é possível com uma mãe feliz. E seja qual for a escolha manter a amamentação sempre é possível.
Apesar de ser um grande desafio conseguimos, muitas não temos outra opção, precisamos da renda em casa ou mesmo de nos sentir realizadas profissionalmente tanto quanto como mães. Para todas é difícil deixar o filho e confiar nos cuidados da creche, dos avós ou mesmo do pai, sentimos medo de nosso bebê ser negligenciado, descuidado ou simplesmente que as coisas não sejam feitas do jeito que nós mesmas faríamos. Estamos acostumadas a fazer tudo nós mesmas, poucas vezes delegamos funções, ainda mais em se tratando de nosso bebê. Porém, agora é hora para começar pensar no tanto de tarefas que assumimos, delegar
e até esquecer ou adiar as que não são indispensáveis.

Veja alguns relatos na série de vídeos que o GVA fez para a SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) 2015:

http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/08/semana-mundial-de-aleitamento-materno.html

O que fazer com a saudade de meu bebê durante o serviço?Quando escolhemos trabalhar ou estudar fora de casa deixando nosso bebê ao cuidado de terceiros é difícil lidar com a saudade e a dor nos primeiros dias, algumas mulheres desistem de seus trabalhos nesses dias. O melhor a fazer é ter certeza da sua escolha - se você sabe que o que você faz é pelo bem de seus filhos, fica mais suportável a ausência. Leve fotos de seu bebê para seu serviço ou carregue algumas na bolsa, quando estiver com saudade pode dar uma olhada e lembrar porque você está ali.

Meu rendimento no serviço não é como antes de ser mãe, o que fazer?
Esse é um fenômeno mais comum do que você imagina, nos primeiros dias após a volta ao trabalho pode ser difícil se concentrar já que sua cabeça estará dispersa, talvez ainda duvidando se você está no lugar certo ou pensando se seu bebê está bem, se já dormiu, já comeu etc.. A confiança no cuidador de seu bebê é essencial, saber que seu bebê está bem cuidado lhe permitirá se concentrar nas suas atividades de seu trabalho. Tente não se cobrar demais nem adquirir muitos compromissos pelo menos nos primeiros meses da sua volta ao trabalho, dessa forma você poderá cumprir o que se propõe evitando ficar mal com os prazos ou se sentindo desajustada ao ambiente laboral.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...