segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cálcio do LM não interfere na absorção de Ferro


  • Postagens em tópicos do orkut

    MINISTÉRIO DA SAÚDE - DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
    Guia alimentar para crianças menores de 2 anos


    Passo 4- A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

    Crianças amamentadas no peito, em livre demanda, desenvolvem muito cedo a capacidade de auto-controle sobre a ingestão de alimentos, aprendendo a distinguir as sensações desaciedade após as refeições e de fome após períodos sem oferta de alimentos.
    É importante a mãe distinguir o desconforto da criança com fome de outras situações como: sede, sono, frio, calor, fraldas molhadas ou sujas. Não se deve oferecer comida, ou insistir para que a criança coma, quando ela não está com fome. Oferecer a alimentação complementar regularmente, sem rigidez de horários, nos períodos que coincidem com o desejo de comer demonstrado pela criança.

    Após a oferta dos alimentos, a criança deve receber leite materno, caso demonstre que não está saciada.

    Não é aconselhável a prática de gratificação (prêmios) ou castigos para conseguir que a criança coma o que os pais acreditam que
    seja o necessário para ela. Algumas crianças precisam ser estimuladas a comer, nunca forçadas. 


    O leite materno NÃO atrapalha a absorção de ferro, o que faz isso é LEITE DE VACA!

    O LM NÃO dificulta a absorção de ferro, pq é levemente ácido; o leite de vaca sim, sem falar que ainda espolia o ferro existente por microhemorragias intestinais

    Além disso, o LM possui lactoferrina que ajuda na absorção de ferro, sendo que no LV só existe traços. E possui um teor de lactose maior que o LV, favorecendo a absorção de minerais.

    Como o leite materno AJUDA na absorção do ferro, é recomendável amamentar antes ou depois de dar outros alimentos, exatamente como diz o dr. González.


    Artigo do Ministério da Saúde:


    Sobre deficiência de ferro e dicas de nutrição, vale a pena ler!

    Trecho:

    Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra Anemia por Deficiência de Ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente. Estudos evidenciam associação de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...