sábado, 30 de novembro de 2013

Retomar as atividades sem desmamar ou atrapalhar o aleitamento materno é absolutamente possível! Relato da mamãe Raiane e do bebê Raphael.

Olá, meninas!
Achei super importante vir aqui dar esse depoimento pras mamães desesperadas com a volta ao trabalho.

Antes vai aqui um resuminho pra mostrar que nada por aqui foi fácil:

- Muitas tentativas frustradas de engravidar
-Tive que parar de tentar pois tenho Síndrome do Pânico e tomei uns remédios meio "barra-pesada"
-engravidei 3 meses depois de parar com a medicação
-Gravidez maravilhosa, mas a relação com o marido ficou um caos
- Quase 20 Kg extra
- Catapora com 33 semanas de gestação
- Cesárea nas 40 semanas, depois de 1 semana perdendo tampão e 4 dias perdendo líquido, indo e voltando do hospital.
- Bebê APLV com alergias múltiplas associadas.
- Criado com apego, nunca viu qualquer bico artificial e chupa bastante dedinho.
- Ouso a dizer que ele é High Need... 
-Quando estou em casa quer sugar 24h sem parar.
-Seu sono sempre foi um caos
-Estamos caminhando para uma amamentação unilateral, pois ele tem rejeitado o seio direito desde os 3 meses, eu me esforço muito oferecendo quando ele está com sono ou dormindo, amamentando em posição invertida e usando a bomba, mas esse peito tem produzido cada vez menos leite e Rapha tem rejeitado cada vez mais. Tudo bem, o outro dá conta! Autoconfiança sempre!


Agora vamos lá:

Desde que ele era RN, comecei a treinar o copinho comum, sem bico, porque quando ele completasse 6 meses seria hora de voltar, e mesmo sem saber das alergias, LA aqui não era opção, eu ordenhava LM manualmente e congelava pra treinar todos os processos e garantir que tudo desse certo quando chegasse o momento. Mas às vezes meu marido descongelava o leite e sentia um fedor horrível, um cheiro de queijo estragado...

Comentei aqui, e a Kelly Gomes mencionou a possibilidade de ser aquele probleminha de excesso de lipase, que faz o leite ficar rançoso (https://www.facebook.com/groups/266812223435061/doc/276515212464762/).

Fiz o teste, e... Era isso mesmo! Até os picolezinhos de LM que ficaram mais de uma semana no congelador talharam todos! Que tristeza....

Aí vem minha frustração: Eu pretendia aproveitar o peito cheio pra ordenhar no meio do dia e estocar, mas isso se tornou impossível, porque eu não teria como escaldar o leite. Mas tudo bem! Comecei a "luta". Ordenha leite, escalda leite, resfria leite e congela. Fiz meu estoque. Rapha começou a comer, e com isso a produção de leite caiu naturalmente, afinal ele estava mamando menos. Eu ordenhava apenas 1x ao dia, ou a cada 2 dias pra manter o estoque.

Faltando DOIS DIAS pra eu voltar, minha geladeira simplesmente QUEIMOU e eu perdi todo o LM que havia passado semanas guardando...  QUE DESESPERO!!!!!!

Como eu iria refazer tudo aquilo se minha produção não era mais a mesma??? E pior: Eu quase não produzo leite no peito direito, praticamente só amamento com o esquerdo (por uma deficiência minha devido a problemas na gravidez da minha mãe que causou assimetria pra tudo: Tônus, força, praxia... tudo meu é absolutamente assimétrico, e com LM não foi diferente.)

Mas eu não fraquejei: Comprei uma bomba manual baratinha mesmo, e comecei a tirar de 3 em 3h religiosamente. Rapha mamando ou não eu ia lá e tirava leite. Primeiro tirei no direito, só saiu 30 mL... Que vontade de chorar! 3h depois tirei do esquerdo, 60mL, 3h depois tirei do direito de novo, já saíram  60mL, e depois no esquerdo 100mL. E assim foi durante 2 dias.

Chegou a hora de ir...

Tudo estava perfeitamente pronto!

Meu estoque no congelador RENOVADÍSSIMO, papinhas preparadas com muito carinho também separadas e etiquetadas. Meu marido e meu pai (com a boadrasta) se revezam pra ficar com o príncipe que só usa copinho (comum pra água e de bico rígido sem válvula pra LM).

Meu pai veio pra cá, pegou engarrafamento, se atrasou... Foi uma correria só!
Passei mil recomendações e ao mesmo tempo
tinha a sensação de ter esquecido todos os avisos.
Ao pisar no primeiro degrau do ônibus, percebi que não me despedi do
bebê. Chorei.
Nos primeiros 5 ou 10 minutos de viagem eu só chorava, MESMO, igual
criança, eu soluçava. Nos Km seguintes fui me dando conta de que não
adiantaria chorar.
Dentro de algumas horas o peito estava cheio, meu
coração sabia que o bebê lá de longe estava com fome. Nesse momento eu
deveria ter feito uma ordenha de alívio, mas estava ocupada.
Foram 9 horas sem amamentar... Os seios encheram, encheram e encheram.

A separação DÓI! Dói no peito e dói no seio... É isso mesmo! O
leite acabou empedrando. Era uma dor horrível, ardia, queimava... Eu
pressionava os seios desesperadamente sem me importar se havia alguém
olhando, só não doía mais que a saudade depois de ter passado 6 meses absolutamente grudadinha com meu bebê o medo de encontrá-lo
aos prantos.

Finalmente cheguei. Ele me recebeu com um sorriso lindo! Larguei tudo no chão e peguei meu príncipe, que mamou pouco, mas o suficiente para aliviar nossas dores.
Eu estava cansada, confusa, mas não pensei em parar um segundo:
abracei, mordi, beijei, sentei junto para brincar, dei colo, deitei
junto... Dei janta, banho, mamá. Brincamos mais, e ele mamou mais, e
então era hora de dormir. A gente já usa cama compartilhada há quase 5
meses, mas deitamos agarradinhos, na minha
cama mesmo. Ele acordava se eu tentasse sair de perto, então fiquei
ali, sentindo aquele cheirinho gostoso de neném.

Passei a ordenhar o excesso no meio do expediente, mas me dá uma dor enorme no coração ter de jogar fora porque fica rançoso.
Com o tempo minha produção foi se adaptando também, tenho precisado tirar cada vez menos, e ele tem mamado cada vez mais quando estou em casa. (principalmente agora que estão nascendo os dentinhos!).

Ele desenvolveu um movimento repetitivo com a cabeça, mas que já está sumindo, e tem dormido mais tarde agora, mas dorme bem. Continua mamando bastante de madrugada, o que nunca me incomodou.


Bem, mamães... se eu consegui em 2 dias refazer meu estoque mesmo com a produção já reduzida, isso é prova de que basta querer!!!

Vamos amamentar! Voltar ao trabalho não é motivo pra desmame.


Se quiserem ler o relato completo, tá no meu blog: http://mamaeinterativa.blogspot.com.br/

Recentemente ainda passei um choque: Fui extrair e não consegui nem 30 mL, depois aconteceu novamente... Eu surtei! 
Em nenhum momento achei que o leite estivesse secando, ou algo do tipo, mas como aconteceu logo após uma crise horrível de pânico, achei que estivesse tão ruim que nem estivesse em condições de tirar leite. Logo notei que na realidade foi defeito na bomba, e voltei à ordenha manual, mas como meu marido é bem legal e emponderado, me deu uma bomba nova, e assim a gente segue...



Beijos, beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...