terça-feira, 21 de outubro de 2014

O bico intermediário de silicone não ajuda, só piora seus problemas!

Por Zioneth Garcia e Gabriela Silva 

É cada vez mais comum recebermos mães que usam bico de silicone, seja porque algum profissional ou conhecido indicou, seja porque elas mesmas aderiram ao seu uso. Algumas das razões mais frequentes para usar o bico de silicone são: 
- Bico ferido ou machucado;
- Seios com bico pequeno, plano ou invertido;
- Bebê que não pega o seio mas pega a chupeta e/ou mamadeira;
- Bebê com dentinhos aparecendo ou que morde o seio da mãe.

Porém, nenhuma dessas razões é motivo suficiente para usar o bico de silicone, e de fato em todos os casos o uso do bico de silicone piora o problema. Algumas vezes leva à aparição de infecções pela difícil cicatrização das lesões, necessidade de introdução de LA, maior incidência de mordidas e até rejeição da mama e desmame precoce. O Ministério da Saúde desaconselha o uso de intermediários de silicone, e nós (GVA) advertimos o seu perigo quando usado e recomendado para mulheres com filhos recém-nascidos. 

As mulheres que optam por usar o bico de silicone, devem saber que o uso desses bicos intermediários, feitos de silicone ou outro material (não importa se rígido ou flexível), também pode causar a confusão de bicos, pega incorreta, diminuição na produção de LM, entre outras dificuldades na amamentação.

1-O intermediário é feito de silicone (a textura é a primeira diferença).

2-O intermediário não se alonga da mesma forma que o bico do seio, chegando até o fundo do palato (céu da boca). Na verdade ele obriga ao bebê pegar o seio como se fosse uma mamadeira o que por si só já constitui um absurdo.

3-Como a língua não consegue ordenhar corretamente o seio (por não estar em contato com toda ou grande parte da aréola, que ficou do lado de fora sendo impedida de se alongar pelo intermediário), o peito da mãe não é estimulado corretamente, o que pode diminuir a produção de leite materno.

4-Com o peito sendo mal estimulado a produção de leite materno em cada mamada é afetada, o bebê vai precisar fazer mais força para mamar a quantidade de calorias que precisa, muitas vezes cansando antes mesmo de se satisfazer, o que pode levar a problemas com o ganho de peso do bebê.

5-Sendo de silicone, é preciso lavar e esterilizar em TODAS as mamadas, e isso por si só dificulta a LD.

6-O bebê passa a rejeitar o seio sem o intermediário, justamente porque quando o suga "nu", o bico do peito toca uma região do palato que não costuma atingir, e assim causa ânsia de vômito (alguns bebês que tem confusão de bicos e desmamam aparentemente de forma espontânea, apresentam esse "sintoma" de estarem com nojo do peito, pois botam na boca e logo vem a vontade de vomitar).

Abandonar o intermediário pode ser às vezes tão ou mais difícil que abandonar a mamadeira, daí a importância de saber sobre os riscos de desmame e confusão de bicos, para nem mesmo oferecer! 

Caso você já esteja usando o intermediário, tente dar o peito sem o bico nos momentos em que o bebê estiver mais tranquilo, sem tanta fome, tomando um banho juntos por exemplo, ou dormindo ao seu lado. Aos poucos ele vai se acostumar a sugar apenas o seio, sem nada entre vocês dois!

A imagem abaixo mostra a advertência do Ministério da Saúde na embalagem do bico intermediário (também chamado protetor de seios):


Dicas para deixar o Bico de Silicone:  

Fique atenta aos sinais de fome do bebê, e ofereça o seio aos primeiros sinais, isso facilitará na hora de acertar a pega porque assim não terá a pressão de um bebê esfomeado, irritado e chorando. 
Veja no link a seguir, como identificar esses sinais:
https://plus.google.com/u/0/photos/100899217044357690572/albums/6073419171921191873/6073419173031642290?pid=6073419173031642290&oid=100899217044357690572

Antes da mamada faça uma massagem e/ou ordenha de leve até deixar a aréola bem molinha, assim ela estará mais flexivel e poderá ser abocanhada bem pelo bebê. 

Na hora de pegar para dar de mamar embrulhe seu bebê para segurar pernas e braços (se for RN), isso lhe facilitará achar uma posição confortável. 

Espere o bebê abrir bem a boca ou lhe ajude puxando o queixo para abaixo com o seu mindinho ou indicador e empurre gentilmente mas com firmeza o seio para dentro da boca do bebê, lembre que o formato do seu bico não atrapalha a amamentação se a pega é feita corretamente, simplesmente porque o bebê não pega o bico, ele pega a aréola e a ponta do seu mamilo vai ficar em contato com o palato mole do bebê, bem atrás quase chegando na garganta (no lugar onde para nós se estimula o vômito). 
Espere a sucção,  se seu peito é de bico invertido ou plano pode ser necessário manter a postura por uns minutos ou mesmo durante a mamada toda.


Soluções SEM usar Bico de silicone:



- Bebê que não pega o seio mas pega a chupeta e/ou mamadeira, leia: Confusão de bicos artificiais =>
- Como lidar com uma greve de amamentação
- Sobre a rejeição da mama
- Bebê com dentinhos aparecendo ou que morde o seio da mãe, leia: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...