terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como eliminar a chupeta

Por Fernanda Rezende Silva

Este texto é para você que acabou de ler sobre os malefícios da chupeta e por isso resolveu jogá-la fora, mas não sabe como começar o processo de retirada e como fazer isso de forma que seu bebê não sofra.

Ok, vamos começar entendendo qual é a real função da chupeta: ela é uma substituta (pobre) do peito. Todo bebê tem necessidade de sucção, que deveria ser suprida no peito, portanto, ao retirar a chupeta, o mais correto é colocar o bebê no peito, sempre antecipando os sinais de irritação e choro. Isso é a verdadeira livre demanda: o bebê suga o peito da mãe não só quando tem fome, mas sempre que precisa. Até a sucção não nutritiva tem sua importância na amamentação: ela ajuda a regular a produção de leite de acordo com a demanda do bebê.
Se a mãe ainda está em casa com o bebê (não voltou a trabalhar ainda) a chupeta pode ir direto para o lixo, e o bebê provavelmente solicitará mais a mãe até finalizar essa transição. A maioria dos bebês prefere o peito à chupeta, então essa troca não costuma ser traumática, desde que a mãe esteja disponível realmente, ou seja, ela não deve ficar regulando as mamadas, não deve ficar incomodada se o bebê estiver apenas "chupetando". Um sling pode ser muito útil - o bebê fica no colo, mamando, enquanto a mãe tem as mãos livres para outras atividades.
Quando a mãe já retornou ao trabalho: nesse caso realmente é mais complicado, pois o bebê não terá a mãe para confortá-lo. O ideal aqui seria tentar diminuir gradativamente o uso da chupeta, e para isso o cuidador precisará dedicar muita atenção ao bebê. Se a chupeta era usada para acalmar qualquer choro, tentar substituí-la por brincadeiras, distrações, água. Se a chupeta só era usada nos momentos do sono, passar a ninar o bebê de outra forma, sem chupeta (ex.: colo, rede, carrinho, sling). E se o bebê descobrir o dedo como substituto da chupeta: ok, ele conseguiu uma forma de se acalmar sozinho, não se preocupe pois o dedo nem sempre é vilão.
Quando o bebê já está maior e já tem um grande apego pela chupeta: neste caso deve-se avaliar muito bem se vale a pena fazer a retirada. Pode-se tentar conversar com a criança, oferecer distrações, mas não vale a pena amedrontá-la nem punir de forma alguma (lembre que o uso da chupeta foi uma decisão dos pais), nem oferecer prêmios. Se a criança já desmamou e não chupa dedo ela não conseguirá facilmente um substituto para a chupeta, correndo o risco de levar para a vida adulta a necessidade de sucção não suprida (o que pode causar problemas psicológicos) logo, nestes casos, é melhor esperar que a criança abandone o hábito espontaneamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...