quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Relatos de confusão de Bicos

Por Mães GVA.

N. R. - 03/01/2015"Usei chupeta nas primeiras semanas pq estava desesperada. Sabia que não era recomendado, mas minha filha chorava muito e não conseguia dormir. Eu colocava no colo, sacudia, mas nem sempre dava o peito. Eu pensava:"Ela não pode estar com fome, acabou de mamar. E foi ela mesma que largou o peito." Tinha medo de dar leite demais. Então eu li um texto sobre livre demanda aqui no grupo e me ajudou a entender que isso é normal. O bebê se distrai, para de mamar, tira um cochilo e logo pode perceber que ainda está com fome. Aprendi a confiar nos sinais que ela me dava e a entender que ela não pede nada além do necessário para ELA que não é igual ao filho da vizinha, da prima, da colega de trabalho... Aprendi também que a gente não deve esperar o bebê chorar pra dar o peito. Ele sinaliza bem antes disso. Posso ficar uma hora ou mais amamentando, mas depois de cada mamada minha filha dorme três horas ou mais. Ela não chora, não fica com fome nem com sono. Eu não fico nervosa. Consigo descansar e fazer um monte de coisas durante as sonecas dela. Lembro bem que esse texto falava que livre demanda não é escravidão, que escravidão era o relógio. A livre demanda é liberdade. Pra nós e para os bebês. Agora eu sei disso.

L. S. - 03/01/2015"Boa Noite GVA...
Eu gostaria de uma orientação..sou mãe de primeira viagem e acho que fiz tudo errado e agora queria corrigir os meus erros...
então, minha bebe nasceu dia 12/11 e ja na maternidade dormia muito e não acordava pra mamar,eu tinha que acorda-la a cada 2 horas e tirar toda a roupinha pra ela acordar mesmo...enfim, viemos pra casa.Na primeira consulta a pediatra disse que estava tudo bem que ela estava engordando oque era preciso e tal, mas continuava tendo q acorda-la pra mamar. Na segunda consulta, ela não tinha engordado o suficiente e viu q a péga estava errada. Dai ela chorava muito, mas muito mesmo na hora de mamar ...enfim, acabei dando complemento na mamadeira...e dando peito também...só q agora ela não quer mais pegar o peito, chora, fica vermelha, até parece q tá com cólica, mas não tá, porque é só colocar a mamadeira que ela mama que é uma beleza...ah e também dei chupeta, tanto q quando ela tá no carrinho e cai a chupeta geralmente ela fica brava e chora, é só colocar e ela se acalma...então, agora lendo mais sobre o assunto, será que é confusão de bicos? Será q eu ainda consigo fazer ela mamar no peito? fico muito aborrecida com isso, me sinto tão incapaz ,não me sinto "mãe" de verdade sabe...por favor, se alguém puder me ajudar eu agradeço. obs: estou tirando meu leite e dando na mamadeira também além do LA. Obrigada!"

K. S. - 03/01/2015"Decidi jogar a chupeta do bb de 3 meses no lixo a 2 semanas! Mesmo com toda família CONTRA agora sei q foi o melhor! Mas fiquei com uma dor no coração muito grande agora de pensar como será qdo meu bb de 2 anos q chupa chupeta desde o 3 dia de vida parar-será espontâneo terá traumas? ....Mesmo não tendo as informações q tenho hj me sinto culpada pela sua dependência e possível sofrimento!"

I. R. M. – 02/01/2015

“Esse grupo é ótimo porque se não fosse por vcs minha filha já não ia mais mamar no peito! Ela chupava chupeta e não mamava,queria só a chupeta o pediatra disse q ela passava fome e mandou dar o Nan,tive muitoooo apoio do grupo e em especial da Bia Câmara, e agora posso dizer que minha BB mama só no peito e sem chupeta!!! Meu peito acalma ela não precisamos de ajuda da chupeta e dormimos juntinhas agarradinhas e é o melhor pra mim e pra ela... Obrigada Bia”


K. S. – 02/01/2015
“Quando minha filha tinha 3 meses precisei da ajudado grupo pois minha produção havia diminuído muito e a minha chupava a chupeta não era muito ela usava para dormir mas chupava o primeiro conselho foi tirar a chupeta dela e assim fiz ela reclamou uns 2dias ... E nesses 2 dias notei a minha produção aumentar bastante... No começo usei o bico de silicone tb pois meus seios estavam muito machucados ... Mas notei tb q ela não queria pegar meu seio sem o bico então tirei o bico e procurei acertar a pega dela ... Consegui com ela pegasse certinho o meu seio !Pronto as rachaduras melhoram.”

M. L. – 02/01/2015
“Com 2 meses, meus dois seios empedraram e um seio machucou muito . Tirei com a bombinha e dei na mamadeira acredito que no máximo, 5 vezes. Depois disso foi um terror, a produção baixou, ele tava pegando o peito errado, não engordou o esperado. Tudo isso por, 5 mamadeiras !”

D. F. M. - 31/12/2014
"Meninaaas, estou literalmente desesperada!
Minha filha tem nove meses e mama LM desde que nasceu, só que desde ontem ela ta recusando um pouco o peito, ela come papinha doce e salgada, só que o meu desespero é pq ela não esta mais querendo mamar direito!
Agora a pouco msm,ela estava chorando, e eu tenho certeza que ela estava com fome e sono, so consegui fazer ela mamar, depois que ela adormeceu um pouco. Não sei o que fazer, e o pior é que ela não pega mamadeira de jeito nenhum! Alguém ja passou por isso? Preciso de ajuda, por favoooor"

P. S. - 16/12/2014
"Olha por experiência própria eu digo que tirar a chupeta completamente vai ajudar 100%. Tive meu bebê internado na neonatologia por 18 dias, eu tinha acabado de passar por um parto de mais de 12h...não passava as noites no hospital com ele. Consequência...introdução do LA e chupeta, para o meu desespero ele parecia muito satisfeito com a chupeta. Depois de 15 dias minha produção de leite havia diminuído bruscamente devido o stress e o cansaço, cheguei a ter febre de 39 graus...somente pelo cansaço. Me desesperei completamente e quando ele veio para casa veio junto uma lata de LA e uma chupeta idêntica a que ele usava no hospital. Eu olhava a lata de leite e chorava...todas as vezes que dei a ele era debaixo de muito choro meu, pq eu não aceitava de jeito nenhum. Ele usou a chupeta por uma semana, compramos outra igual mas de outro material...colocava na boca dele e ele chorava.  Foi aí que tomei coragem, cortei o LA de uma só vez. Confesso que pensei em desistir muitas vezes pq não tive apoio algum, todos achavam (e aínda acham) que ele passa tempo demais no peito. Fiquei dias sem fazer nada além de tratar dele e estar com ele no peito. Hoje com quase 3 meses ele mama só o peito, quando e quanto quer. Mas exigiu paciência e determinação minha, a minha convicção de que ele não precisa de mais nada além do peito foi um dos principais fatores que me auxiliaram. Quem não tem essa convicção fica difícil de tirar o LA."

E. V. - 05/12/2014
"Acabei dando chupeta pro meu bebê logo nos primeiros dias mais por pressão externa do que por minha vontade. Proximo dos 3 meses, acho que juntamente com a crise dessa idade, era muito dificil fazer ele mamar tranquilamente. Eu precisava ficar em pé com ele no peito e ainda me balançando. Decidi tirar a chupeta aos 4 meses, mas é claro, precisei dar algo "em troca" para substituir a bendita. Dei o peito! Toda vez que o colocava pra dormir, ele chorava muito e não pegava o peito. Nos primeiros dias, cedi à chupeta até ele se acalmar mas logo tirava e tentava o peito novamente. Nao foi facil e só consegui faze-lo esquecer a chupeta e aceitar o peito quando realmente deixei a chupeta de lado e insisti no que eu achava ser melhor. Coincidencia ou nao (nao foi!), depois da retirada da chupeta aos 4 meses, nossa vida ficou muito mais tranquila e ele começou a mamar muito melhor e mais calmamemte. Se nao fosse pela ajuda das meninas do GVA, eu teria acreditado que a irritaçao dele era por q meu leite nao estava sendo suficiente e fatalmente teria iniciado complemento. Felizmente, acreditei que a chupeta poderia estar sendo o problema e a retirei. Nao foi facil, mas eu só pensava no quanto eu queria que meu filho fosse amamentado até quando ele precisasse. Deu certo! Hoje com 22 meses ainda amamento muito e tenho tanto leite quanto meu filho precisa! Em periodos que ele mama mais, tenho mais leite, quando mama menos, produzo menos. As pessoas podem achar que o "nunca" dar chupeta ou outros bicos é radical demais. Pra mim, radical é "enganar" o bebê fazendo com que ele ao final pare de mamar "por si só", sendo que essa nao era sua vontade antes da introducao da chupeta. E quanto aos outros bicos e copos com válvula, tb posso dizer q com cerca de 1 ano, ao dar copo com válvula pra ele algumas vezes, a amamentacao se tornou dolorida. Parecia que ele estava desaprendendo a mamar. Enfim, as informações estão aí. Quem quer insiste e faz, quem não quer arranja desculpas."

R. T. F. -14/11/2014
"Oi gente, há 4 dias to percebendo que minha bebê tá fazendo a confusão de bicos, e ontem tirei a chupeta dela. Ela chora bastante pra dormir, mais eu vou e coloco o peito na boca dela. Tomara que eu não fraqueje."

S. B. -13/11/2014
"Meu bebê está mamando muito pouco, só quando o peito está cheio, acho q tem preguiça de sugar por causa da mamadeira que tive que dar por que ele não ganhava peso. Será que se eu usar a bomba elétrica de tirar leite eu consigo tirar umas duas mamadeiras de lm pelo menos, tenho medo do meu leite acabar. Ah e como eu sei que meu peito está secando.? Chupa [chupeta] sim, não sei como tirar a mamadeira. O leite não tá saindo muito mais, tento tirar mas só saem umas gotinhas"

F. M. - 30/10/2014
"O B está com 2m10d e de uns dias pra cá passou a dormir só com chupeta.. mama apenas LM em LD e percebi de 2 dias pra cá que ele chora MUITO no peito, só mama mesmo quando está com MUITa fome... as vezes passa até 4 hrs sem mamar... to achando que está fazendo confusão de bicos. Quero reverter essa situação antes que ele desmame, pois seria terrível se isso acontecesse, tenho muuuuito leite. Se eu tirar a chupeta, resolve o problema? o que mais tenho que fazer?? É aquela história... as avós insistiram com a chupeta, mesmo contra minha vontade... achei que não teria problemas, pois sempre mamou muito bem... graças a Deus percebi a tempo antes do desmame... vou tirar a chupeta, mesmo q ele chore muito no peito ainda, há risco de desmame?"

F. C. - 30/10/2014
"Minha bebê só mama enganando ela com chupeta, é raro as vezes que pega o peito de cara, não sei mais o que faço!"

M. S. - 26/10/2014
"Bom, meu filho tem 03 meses e ultimamente ao mamar ele para e fica olhando as coisas ao redor, sorrir, conversa, brinca e depois volta ao peito. Descobri que minha mãe as vezes da chupeta a ele que recusa diversas vezes e com a insistência acaba cedendo. Ele não demora muito porque empurra com a língua. Ele também chupa língua ao dormir desde 1 mês. Essa inquietação na hora da mama ocorre sempre durante o dia. É normal? Ou será que as pouquíssimas vezes que ele usa o bico influencia???"

C. S. C. - 26/10/2014
"Pensei que fosse só a minha mãe a impingir a chupeta no meu bebe! No meu caso foi quando voltamos pra casa da maternidade, dá-lhe chupeta! Ainda tentei impedir uns dias mas depois com tanta coisa pra pensar ficar discutindo por causa de chupeta desisti! Ele nunca ligou muito mas agora lendo vi que coincidiu a altura que ele deixou de querer mamar e quando começou a usar mais a chupeta..."


L. D. - 21/10/2014
"Minha bebê fez 3 meses. Há uns 20 dias ela começou a chorar muito durante a mamada, cheguei a pensar que meu leite estava secando, mas quando ordenho sai em jato. Ela chora e recusa o peito e eu fico com medo de ela perder peso. O pediatra disse pra eu insistir, mas ela chora muito. Alguém já passou por isso e sabe o que pode ser?
Ela só mama peito e usa sim chupeta, mas usa desde o segundo dia de vida. Não acredito que seja confusão de bicos pois quando está com fome ela procura o peito e rejeita a chupeta, caso alguém ofereça enquanto estou ausente, por exemplo. A noite ela mama melhor, quando está satisfeita, simplesmente solta o peito. Mas de dia ela larga o peito aos prantos. Me falaram que era refluxo, mas minha filha nem é de golfar."

L.C. – 19/10/14
“Tenho uma bebe de 3 meses, e desde que ela nasceu foi uma dificuldade pra pegar o peito. Ela pegou com 4 dias só depois de aprender a chupar bico (chupeta). Não era questão de má pega,ela simplesmente gritava e se desesperava quando encostava a boca no mamilo. Foi um sofrimento só,pois tenho muiitoooo leite. De um mês pra cá ela começou a chorar de novo, que às vezes só consigo dar mama com ela dormindo( enganando ela). Agora tem dois dias que ela chega a ficar 6hs sem mamar. To desesperada,não quero que ela passe fome. Ontem empedrou meu peito e tive febre novamente. Sem contar o stress, cansaço e tudo mais, pois e quase uma luta corporal eu e ela.”


M. N. – 17/10/2014
“Gente, li esse tópico e vim aqui contar minha experiência com a chupeta. Quando meu filho nasceu, eu já sabia dos malefícios da chupeta, mas por pressão de mãe e marido, e também porque meu filho não curtia de jeito nenhum chupetar o peito, acabei cedendo quando ele fez 1 mês de vida. No início, era mais pra dormir, mas com o passar do tempo ele foi ficando cada vez mais com essa chupeta na boca. Quando ele fez 4 meses e a produção do leite se ajustou, percebi que ele se irritava para mamar.Brigava mesmo com o peito. Ameacei tirar a chupeta mas não consegui o apoio da família e desisti. Seguimos com AME até 6 meses e iniciamos a IA. Daí os problemas vieram. Meu filho brigava cada vez mais com o peito e diminuiu substancialmente as mamadas, a ponto de ficar com fome e eu dar fruta para ele à meia-noite. Depois dessa crise, marquei consulta com um pediatra especialista em amamentação e levei marido e mãe à tiracolo. Foi batata: confusão de bicos por causa da chupeta.
Resultado: naquele mesmo dia jogamos a chupeta fora e, pra minha surpresa, meu filho ficou muito bem sem ela. Começou a mamar muito mais e melhor. Ganhou mais de 200g em uma semana(sendo que esse era o ganho de peso mensal nos últimos 2 meses). Tivemos que suspender a IA nessa semana para retomar a amamentação e foi a melhor coisa que fizemos. Minha lição disso tudo foi: nós, pais, somos mais dependentes da chupeta do que nossos filhos."

C.G. – 16/10/2014
“Minha bebe tem 3 meses e meio, e estava ficando irritada no peito, também só dormia com a chupeta, tenho certeza que estava confundindo os bicos, e como eu quero amamentar muitoooooooo joguei a chupeta de uma hora pra outra, quando quer dormir coloco no peito, antes não queria pegar, chorava, mas agora pega e dorme mamando, muito mais prazeroso e não corro o risco dela desmamar.”

L. M. - 1/10/2014
"Meu bebê tem 11 meses e meio, mamou LME até 6m. Hoje almoça e janta bem, come frutas (pouco, às vezes rejeita) de manhã e a tarde. Depois que voltei ao trabalho (com 7m) ele fica em casa com minha mãe, que dava meu leite 1x na mamadeira, ele fez greve de amamentação (com 9m) por 5 dias, eu sumi com mamadeiras e chupeta e, com muita insistência e muito carinho, ele voltou a mamar!!"

J. C. - 04/09/2014
"Tenho um bebê de 15 meses. Nasceu com PN, mamou exclusivamente LM em LD até os 6 meses, IA correu sem problema, come muito bem. Mede 80 cm e pesa kg 10,800. Desde que tinha 8 meses que mama apenas de madrugada, quando acorda. Durante o dia eu trabalho e ele foi se desinteressando pelo leite que eu ordenhava. Vinha mamando 1 a 2 vezes a noite nos últimos meses, até que parou de acordar para mamar nessa última semana de uma hora para a outra, depois da volta para casa de uma viagem. Nunca usou mamadeira, mas usa chupeta para as sonecas do dia, quando não estou em casa (desde os 6 meses), mas apenas para ajudar a pegar no sono. Tentei oferecer leite no copinho a noite, antes dele dormir, e de manhã, assim que ele acorda, mas ele não quer tomar. Já está sem mamar há 7 dias e meu leite está secando. Sei que foi um desmame precoce. Sei que a chupeta, mesmo com o uso bem limitado, deve ter contribuído para isso. Nessa idade o pediatra diz que o leite ainda é importante e passou LA (240 ml 2 vezes por dia), mas o bebê não toma. Esse grupo me ajudou muito nos primeiros 6 meses da amamentação. O que vocês acham que eu devo fazer? Eu achei que com essa idade, 15 meses, já não haveria confusão de bicos, ainda mais com um uso tão limitado da chupeta. "


T. N. -20/8/2014
"Olá, meu filho hoje tem 2 meses e 8 dias. 
Ele é bastante faminto e eu estou percebendo que meu leite está sendo pouco pra ele porque no começo quando sai do hospital meu peito era bem cheio, até empedrava, agora vive murcho e ele vive brigando com o peito, mama e chora, fica bravo. Cheguei até dar complemento algumas vezes de noite para ele dormir
... enfim, Me ajudem!! Ele pegou bico assim que chegamos do hospital, com 3 dias de vida porque só mamava o colostro e ficava chorando com fome e pra entreter eu dei o bico e ele gostou, logo o pediatra do hospital me falou que como ele nasceu com 4,200kg ele ia sentir muita fome. Que então eu poderia dar o complemento nesses primeiros dias até meu leite vir de vez. Ai logo depois de uns dois dias meu peito ficava muito cheio então não dei mais complemento.
Como eu disse eu dei só nos primeiros dias que não desceu leite e guardei a lata. Agora com 2 meses ele fica brigando com o peito e não dorme de fome eu peguei a lata de volta e preparo quando ele não consegue dormir."



C. M. R.- 28/7/2014
“Minha bebe tem dois meses e meio e sempre mamou bem, apesar q saiu do hospital tomando mamadeira assim q pegou o peito não quis saber mais dela, mas to enfrentando problemas com a "famosa" chupeta, bem como li aqui ela ta sofrendo com a confusão dos bicos... Cada vez q vai mamar briga e se joga pra trás e quando pega o peito (depois de acalmá-la) ela me machuca...
Já sei q tenho q tirar a chupeta dela, to tentando, mas ela fica desesperada (chega ficar roxa chorando) aí fico com dó e acabo dando a chupeta de novo....Poderiam me dar uma dica pra eu conseguir tira a chupeta sem grande sofrimento pra ela?
Desde já agradeço!”


A. M. - 30/12/2013
“Meninas, abandonei a chupeta depois de cair na besteira de ter dado no desespero. Foram quinze dias com ela e minha filha ganhou pouco peso e mudou a pega. Voltou a ganhar mais peso e está mamando muito mais! Mas ainda estou preocupada porque não consigo corrigira pega... Preciso de ajuda de mães que já passaram por isso. Os lábios dela ficam pra dentro e eu puxo pra fora todas às vezes, mas ela fica irritada e a hora da mamada tem se tornado estressante em vez de ser um momento prazeroso.Tenho vontade de chorar às vezes, pois sei que é por culpa minha por ter dado a chupeta. Tenho medo de nunca mais ela pegar do jeito certo.”


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...