terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alimentos, chás ou homeopatias podem aumentar o leite?

Por Fernanda Rezende Silva e Zioneth Garcia

É muito comum ouvir mães pedindo dicas de alimentos, chás ou remédios homeopáticos para aumentar a produção de leite. Você já deve ter ouvido várias dessas dicas de amigas, tias, vizinhas, mas as evidências científicas sugerem que menos de 1% das mulheres obtêm o efeito desejado ao consumir tais medicamentos, alimentos, chás ou homeopatias para aumentar a produção de leite. Muitas vezes o que acontece é o efeito placebo, melhora a confiança da mãe, o bebê suga mais e aí sim, a produção realmente aumenta: por isso algumas mulheres podem ter a sensação de funcionar e outras não.
Sabemos que o corpo humano é uma máquina inteligente, e por isso não desperdiça recursos. Quando você está com fome, uma das primeiras coisas que acontece é você ficar desanimado, perder o pique para continuar a atividade que estava fazendo, certo? Isso é o equilíbrio do corpo humano: ele sabe que está faltando energia então te força a entrar num estado de "economia" - enquanto você estiver com fome não terá pique mesmo para continuar trabalhando, correndo ou estudando, e isso é maravilhoso - só prova que seu corpo está funcionando direitinho.
Com a produção de leite materno acontece a mesma coisa: o corpo sabe que na produção de leite se gasta muita energia, então ele verifica continuamente como está a demanda -> só vai produzir o que for realmente necessário. Quando a mulher toma algum medicamento que de fato lhe cause o esperado (e pouco provável) efeito sobre aumento da prolactina (hormônio que controla a produção de leite) ela pode perceber um aumento da produção, mas ao mesmo tempo o corpo estará trabalhando no sentido inverso: ele identifica que não existe uma demanda tão grande então se esforça para voltar ao nível de produção normal. Quando o medicamento é consumido de forma rotineira, o corpo da mulher se vê obrigado diminuir a produção da prolactina natural para manter o equilíbrio geral contando com a fonte externa, por essa razão também é comum ter uma queda brusca dos níveis de prolactina e sensação de “peito seco” após parar abruptamente o consumo de algumas medicações.
A sucção correta do bebê (ou seja, sem interferência de bicos artificiais) é o que realmente estimula o peito da mãe e é dessa forma que se pode aumentar a produção de leite: quanto mais estímulo maior será a produção! Medicamentos e alimentos sozinhos não vão aumentar a produção de leite materno: na melhor das hipóteses eles aumentariam temporariamente a prolactina, até o corpo equilibrar novamente a produção conforme a oferta, mas se a sucção se mantém no mesmo ritmo é inevitável que a produção volte ao ponto inicial.
Ao entender que a produção de leite materno acontece conforme a demanda parece óbvio que as mães de bebês que usam chupeta são as que mais reclamam da falta de leite. O bebê nasceu "programado" para sugar conforme a sua necessidade - ao transferir parte desta sucção para a chupeta, o bebê mama menos o peito,  e aí o corpo da mãe ajusta a produção à demanda, pois entende que realmente pode produzir menos leite.
Para finalizar a reflexão: será que você precisa mesmo aumentar a produção de leite? O texto abaixo fala sobre a sensação de pouco leite -> a mãe está produzindo exatamente a quantidade de leite que o bebê precisa mas mesmo assim se sente insegura: http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2014/08/sensacao-de-pouco-leite.html

Dica de leitura: porque bicos artificiais realmente atrapalham a produção de leite materno: http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2014/07/mamadeira-contem-substancia-que-seca-o.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...