segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Campanha Põe no rótulo: por regras claras para a rotulagem de alérgenos
Alergia alimentar não é brincadeira, é uma realidade que muitas famílias enfrentam diariamente com seus filhos.
Se não bastasse toda a pressão que a mãe que amamenta sofre hoje, as mães que amamentam bebês e crianças com alergia alimentar tem uma adicional: O descaso das indústrias com a rotulagem correta e clara dos ingredientes que causam alergia. Esse é um fator que desanima, que desestimula, pois na dúvida se aquele produto vai fazer bem ou mal para seu bebê, você deixa de consumi-lo ou, se sucumbir à pressão, deixa de amamentá-lo. As mães que se mantem firmes na dieta, são muitas vezes obrigadas a fazer muita coisa em casa pela falta de confiança na indústria. A cura da alergia alimentar depende do período de estabilidade conseguido unicamente através da dieta restritiva feita corretamente.
As coisas seriam mais fáceis se o Brasil possuísse regras claras para a rotulagem de alérgenos. A Anvisa está montando sua agenda para os próximos dois anos e quer saber qual a prioridade do assunto.
É muito importante a nossa participação, não só como cidadãos, mas como mães, como apoiadores e incentivadores da amamentação e como amigos das crianças com alergia.
É rápido, é fácil, pode ser feito pelo celular. São apenas 3 perguntas.
Clique no link, preencha seus dados, escolha macrotema 12 e siga o exemplo da foto. Contamos com vocês!
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19227
*Agradecemos a imagem e a informação a Fernanda Mainier Hack