sábado, 7 de março de 2015

Porque alguns sites e blogs não vão te contar que mamadeiras e chupetas causam desmame e muitos outros prejuízos

Por Moderadoras do GVA

Logo que você se descobre grávida começa a procurar na internet tudo que possa lhe ajudar: busca informações, pesquisa produtos, e acaba descobrindo alguns sites e blogs maternos com os quais você mais se identifica. Alguns vão lhe sugerir uma lista de compras para o enxoval - se você for mãe de primeira viagem a tendência é escolher a maior lista (mesmo se seus amigos lhe avisarem que metade daquilo será inútil) afinal você pensa que dessa forma está fazendo o melhor pelo seu bebê - tem sempre aquela conversa de que "não foi útil para fulano mas pode ser útil para mim". Ok, bebês precisam mesmo de alguns itens, mas é inegável que a indústria da maternidade lucra muito com mães inexperientes e tenta enfiar goela abaixo várias invenções que de fato não servem para nada ou até podem prejudicar o bebê. Aí vem o primeiro susto: "se é algo que prejudica então não deveria ser proibido?" - pois é, deveria, mas o caminho que se percorre até conseguir uma proibição pode levar décadas e enquanto isso nós e nossos bebês continuamos sendo cobaias.
Chega então um momento em que você já tem alguma malícia para perceber se um item é desnecessário - já sabe, por exemplo, que seu bebê não precisa de um penico que tenha um tablet acoplado. Maravilha - isso já evita muito desperdício - mas você ainda tem dúvidas sobre alguns itens, como chupetas e mamadeiras, então pensa: "vou pesquisar naquele site (ou blog), pois é mantido por profissionais de saúde, então deve ser sério". Você encontra muita informação de qualidade neste site e fica feliz por poder contar com ele. Você acha estranho algumas propagandas no canto da tela mas pensa "eles precisam ter alguma forma de ganhar dinheiro para manter este site". Seria tudo muito lindo se o objetivo fosse SÓ manter o site - na verdade o site tem parceiros comerciais e por isso não pode falar mal dos produtos que estes parceiros vendem. 
É isso mesmo que você leu - o site não pode falar mal dos produtos que os parceiros vendem, afinal isso limitaria (ou até atrapalharia) as vendas desse parceiro comercial. Dando nomes aos bois: um site que tem parceria com empresas que vendem mamadeiras e chupetas nunca vai te contar que mamadeiras e chupetas podem causar desmame precoce e muitos outros prejuízos ao bebê (deglutição atípica, problemas na fala, problemas respiratórios, desordens do sono, problemas posturais, distúrbios alimentares e psicopedagógicos, deformidades esqueléticas e maloclusões dentárias, maior risco de infecções, alergias, cáries, etc.) - ao contrário, ele pode até mesmo escolher pesquisas científicas duvidosas para lhe dizer que chupeta "previne a morte súbita" (não caia nessa hein) ou dizer que mamadeira depois de 6 meses não causa desmame (causa sim, e muitos). Podemos ir um pouco mais longe? Bebês desmamados geram muito lucro: consomem leite artificial, mamadeiras, chupetas, esterilizadores de mamadeiras, escovas de lavar mamadeira, prendedores de chupeta, etc.Não se assuste - nada disso que falamos aqui fere as leis brasileiras, logo as empresas não estão fazendo nada oficialmente errado. Como é possível então obter informação de qualidade, sem interesses financeiros? Busque evidências científicas e grupos/sites/blogs realmente voluntários - estes sim estão fazendo um grande trabalho pelo bem dos bebês, sem ganhar nada em troca - aliás, ganham sim: cada mãe que conta "tirei a mamadeira/chupeta e evitei o desmame!" representa uma medalha de vitória, é motivo de orgulho, dá forças para seguir com o trabalho adiante!

Perguntas frequentes:
1) Chupeta não é melhor que dedo? Não, não é - veja:
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/01/se-o-bebe-esta-chupando-o-dedo-o-que.html
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2014/07/a-chupeta-o-que-toda-mae-e-pai-deveria.html

2) Mamadeira é ruim até depois dos 6 meses? Sim, é muito ruim - veja:
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2014/06/uso-de-mamadeira-e-prejudicial-em.html
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2013/11/confusao-de-bicos-artificiais-por.html

3) Como oferecer água e sucos sem mamadeira? Existem várias alternativas, como os copinhos de bico rígido, colher, colher-dosadora:
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.276411499141800&type=1


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...