segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Adaptação do bebê à nova rotina




Como acostumar o bebê e o cuidador à nova rotina?
Recomendamos que dedique as suas últimas semanas em casa para acompanhar a adaptação ao novo cuidador, assim você e ele (a) poderão analisar a situação e testar diferentes jeitos e horários de oferecer o LM na sua ausência. A ideia da adaptação é ir deixando o bebê sozinho com o cuidador inicialmente por períodos curtos que irão aumentando gradualmente até chegar ao total da sua jornada laboral. Esse período deve ocorrer antes mesmo da sua volta efetiva ao trabalho justamente para vocês poderem adaptar a nova rotina.
Veja: Adaptação a um novo cuidador em 4 passos http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/08/adaptacao-um-novo-cuidador-em-4-passos.html

O mais importante é se sentir segura e confiar no novo cuidador, isso permitirá que seu filho também confie nele e facilitará a adaptação. Ao tratar com qualquer cuidador, seja pago ou não, não esqueça que a mãe é você e portanto é você quem decide sobre seu filho.

Devo começar desde já a acostumá-lo sem peito?
Não precisa limitar o peito enquanto você estiver com o bebê, pelo contrario, aproveite cada segundo nas ultimas semanas em casa para curtir ainda mais os prazeres da livre demanda e aumentar seu estoque de LM. A adaptação ao novo cuidador será mais fácil se o bebê estiver emocionalmente estável, e a adaptação à nova rotina será menos impactante no crescimento e desenvolvimento do bebê se ele estiver nutricionalmente ótimo - limitar a demanda só vai trazer instabilidade emocional e arriscará a boa nutrição de seu filho.

Meu bebê irá mudar seu comportamento?
Provavelmente sim, pode ficar mais grudado em você ou o oposto disso, parecer não se importar quando você volta para casa, ambas as situações são normais - de qualquer forma capriche na livre demanda quando estiver com ele. Lembre que amamentar implica também uma fusão emocional, com o que seus medos e inseguranças podem ser transmitidos e manifestados pelo bebê - se for preciso converse com ele, mesmo que ele seja pequeno e não entenda sua linguagem ele entenderá e se solidarizará com seus sentimentos. Falar fará bem para você, exteriorizar os seus sentimentos é uma forma de validá-los.

Seu filho será exposto a um novo ambiente, seja na creche ou seja pela presença de uma nova pessoa no seu lar, ele pode ficar doente com resfriado ou qualquer outra virose comum, o sistema imune do bebê crescerá e gerará defensas novas para se adaptar à novidade. Não fique arrasada, faz parte do desenvolvimento imunológico, o seu LM ajudará a fortalecer e desenvolver as defensas mais rapidamente.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...