quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Tratamentos Estéticos e Amamentação
Escovas que utilizam formol não são indicadas.
Foi contraindicado seu uso pela ANVISA devido ao alto risco de intoxicação, por ser altamente cancerígeno e capaz de danificar fortemente mucosas e pele. Nem mesmo mulheres que não amamentam deveriam utilizar escova com formol.
Pintar o cabelo é seguro, desde que não seja usado chumbo na fórmula das tintas.
A legislação brasileira já proíbe há muitos anos esse componente, por isso o uso de tintas de indústrias conhecidas e certificadas é seguro.
Se recomenda manter a área do peito limpa e longe das tintas e nunca deixar o bebê no mesmo ambiente em que a aplicação estiver sendo feita, devido ao cheiro muito forte da química.
Se for necessário descolorir os fios para aplicar a tinta (no caso do tom escolhido ser mais claro que a cor natural do cabelo), utilize descolorantes sem amônia, que podem ser facilmente encontrados em farmácias. Por via das dúvidas, converse com o profissional do salão pois se não tiverem esse produto, você mesma pode comprar para que apliquem.
Atenção com o uso de tonalizantes e hennas: alguns ainda contém em sua formulação metais pesados como o chumbo, por isso leia sempre os ingredientes na embalagem do produto.
O clareamento com peróxido de hidrogênio ou com hidroquinona é considerado seguro pela base de dados e-lactancia, mas a Fiocruz considera a hidroquinona de uso criterioso. Deve ser evitada a aplicação na região dos seios e recomenda-se fazer uma boa limpeza antes de amamentar, evitando os cheiros fortes.
Procedimentos estéticos como drenagem linfática, acupuntura, carboxiterapia e tatuagens estão liberados, apenas evite que esse tratamentos aconteça na região dos seios. E sempre verifique que seja feito por profissionais seguindo todas as normas sanitárias vigentes.
Para maiores detalhes:
Consulte a lista da Fiocruz, pag. 89, Cosméticos, ou acesse o site e-lactancia para buscar o procedimento.
Nesse post do GVA no Facebook, que tratou de tatuagens, há muitas dicas sobre como avaliar se o estúdio que escolheu é realmente confiável.