segunda-feira, 15 de maio de 2017

Amamentação de gêmeos

Por Sarita Oliveira, com contribuições de  Mariana Santana e Ana Carolina Dantas Loureiro
Revisado por Luciana Freitas

Nosso agradecimento às mães de gêmeos e trigêmeos que confiaram no GVA para o sucesso da amamentação de seus bebês e que nos inspiraram a escrever esse texto em auxílio a outras mães.

Antes do nascimento

- Ter uma rede de apoio pode fazer a diferença. Converse com sua família, explique seu desejo de amamentar os bebês, fale sobre a livre demanda e sobre os riscos dos bicos artificiais.

- Pense em coisas para se distrair enquanto estiver amamentando. Ler, ver TV, conversar, ouvir música... Se a livre demanda de um bebê novinho consome muito tempo da mãe, a disponibilidade é ainda maior com gêmeos. Aceitar que você ficará muito tempo com um bebê no colo mamando é uma preparação psicológica e emocional muito importante para deixar o processo um pouco mais leve.

No hospital

- Informe-se junto à maternidade/hospital quanto às práticas adotadas pelo berçário. Hospital amigo da criança não oferece o leite em mamadeira ou chuquinha, mesmo que o bebê precise ficar internado. Converse com o pediatra, converse com a equipe e certifique-se de que se os bebês precisarem ficar em incubadora e se alimentar lá, não será usada a mamadeira.

- O nascimento de gêmeos pode ser prematuro. Caso isso aconteça, é importante que os bebês tenham acompanhamento por profissional especializado, que conheça métodos seguros de estimulação. Alguns profissionais utilizam a chupeta como meio de ensinar o bebê a sugar, porém isso não é adequado e pode levar a um quadro de confusão de bicos quando o bebê for apresentado ao peito para mamar (veja aqui como estimular o bebê a mamar).  

- Caso os bebês precisem ficar internados, tente manter uma rotina de ordenha (veja aqui como fazer a ordenha e aqui como fazer a massagem de Mohri, que pode ajudar na ordenha). Muitos hospitais possuem lactário, verifique se você pode ordenhar o leite e manter no lactário para que ele seja oferecido aos bebês nos momentos em que você estiver ausente ou caso eles ainda não mamem diretamente no peito. Mesmo que não haja lactário, a rotina de ordenha ajudará a estimular a produção de leite, facilitando o processo quando eles puderem mamar.

Em casa

- Faça a livre demanda, oferecendo o peito sempre que os bebês quiserem aos primeiros sinais de fome (veja aqui como identificar esses sinais), mas, caso os bebês estejam com menos de 3kg, não os deixe sem mamar por intervalos maiores que 2h durante o dia e 3h durante a noite.

- Não ofereça chupeta e mamadeira, nem use o bico intermediário de silicone para amamentar. Se for necessário complementar (seja com leite artificial, seja com o leite materno ordenhado), use o copo ou a colher dosadora, para não haver risco de confusão de bicos e desmame precoce (veja aqui sobre confusão de bicos).

- Verifique a pega! Pode acontecer um certo incômodo nos primeiros dias de amamentação devido ao atrito no peito e por causa do ingurgitamento da aréola, ou seja, o peito muito cheio (veja aqui como fazer no caso de ingurgitamento), mas caso você sinta dor além de uma fisgada no início da mamada e se seu peito está ferido, veja se os bebês estão pegando corretamente o seio - o bebê deve abocanhar a aréola, não apenas o mamilo (veja aqui como corrigir a pega).

- Não é necessário limpar ou higienizar o peito entre as mamadas. Algumas pessoas orientam a limpar o seio entre as mamadas ou quando for trocar o bebê, mas isso não é necessário.

- Para que você consiga descansar, uma boa solução é ordenhar o peito e armazenar o leite para que outra pessoa ofereça ao bebê (veja aqui como ordenhar e armazenar). Lembre-se de não usar a mamadeira para oferecer o leite ordenhado. Outra opção é amamentar deitada e tirar uns bons cochilos enquanto os bebês mamam.

- Alimente-se bem e mantenha-se hidratada. Descanse sempre que possível e faça em casa apenas o essencial. A cama compartilhada pode ser uma aliada para ajudar durante as noites ou durante as sonecas dos bebês (veja aqui como fazer cama compartilhada de forma segura).

- Monte seu kit-amamentação: livros, programas de TV (e os controles remoto dos aparelhos que for usar), fone de ouvido, celular, carregador de celular, uma garrafa de água, coisas para beliscar; tudo deve ser mantido ao alcance da sua mão. Encontre os locais confortáveis de sua casa onde você se sente melhor amamentando.

- Aceite toda a ajuda que puder. A única coisa que só você pode fazer é amamentar. Todo o resto (banho, passeio, trocar fralda, cuidar da casa, fazer comida) pode ser feito por outras pessoas. Compartilhe as atribuições, delegue, deixe que as outras pessoas ditem o ritmo da casa por um tempo. Essa reserva de energia parece pouca, mas será muito importante.

Sugestões de posições para amamentar simultaneamente

- Variação da posição invertida: apoiar os dois bebês sobre almofada/travesseiro. Segurar as cabeças uma ao lado da outra, deixando os pés para trás por baixo dos braços (como se segurasse uma bola de rúgbi).

- Variação da posição clássica: apoiar as cabeças nos braços, deixando os pés para dentro, como se os bebês estivessem cada um sentado de lado em uma das pernas.

- Posição combinada: deixar um dos bebês na posição clássica e o outro na posição invertida. O bebê que ficar na posição invertida apoia a cabeça sobre as pernas do irmão.

- Amamentar deitada de lado: o bebê que mamar o peito que ficar apoiado na cama deve ficar com os pés na direção da cabeça da mãe; o outro bebê, que mamar o peito “de cima”, pode ser apoiado sobre uma almofada, ficando semissentado.

- Amamentar deitada de costas: apoiar os braços sobre travesseiros e neles apoiar os bebês deitados, deixando um seio para cada um.

Veja fotos das posições clicando aqui.

Relatos

Julia Aidar

https://www.facebook.com/notes/grupo-virtual-de-amamenta%C3%A7%C3%A3o-gva/413675808748701/

LuziaeMarcelo Ramos

https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao/permalink/870657179717226/

Vanessa Acosta

https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao/permalink/888864091229868/

Luhana Laritza Pawlick

https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao/permalink/811664425616502

July Moura

https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao/permalink/895289697253974/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...