quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Alimentação da criança amamentada maior de 1 ano

Alimentação da criança amamentada maior de 1 ano

Por Zioneth Garcia

Até agora seu bebe vinha se alimentando principalmente de Leite materno, os alimentos introduzidos desde os 6 meses são parte importante da alimentação diária. Ele tem uma necessidade energética crescente graças ás novas habilidades motoras, engatinhar, se levantar, quiçá começar andar e até correr. Porém, ele não vai mais crescer no ritmo de um bebezinho, durante esse próximo ano ele ganhará apenas poucos gramas ao mês, quiçá tenha meses que não ganhe nada ou incluso perda um pouco de peso, para chegar no seu segundo aniversario com um ganho de peso total de ao redor de 1k. Não se espante se seu filho diminui o tamanho das porções, é normal e esperado, agora ele não só poderá mastigar melhor, aproveitar melhor os alimentos, se não que fará mais refeições ao longo do dia.

O leite materno continuará ter um importante valor nutricional, ele não vira agua da noite para o dia. Seu bebe não precisa de nenhuma formula especial de seguimento, o seu leite continua sendo fonte de nutrientes suficiente para seu bebe.  Lembre que o leite materno NÃO INTERFERE COM ABSORÇÃO DE FERRO então pode oferecer o leite materno antes durante ou depois das refeições.

O esquema sugerido é:
  Leite materno em livre demanda
  Café da manha: fruta + cereal ou tubérculo. Por exemplo: Uma porção de fruta com pão ou bolo integral.
         Lanche da manha: Fruta Por exemplo: Uma maçã em pedacinhos
         Almoço: Igual ao da família. Por exemplo: Arroz, feijão, carne (picadinha bem fininha) e verduras ao  vapor.
         Lanche da Tarde: Fruta ou cereal ou tubérculo. Por exemplo: Pão simples com geleia de frutas.
   Jantar: Igual ao da familia. Quase como o almoço
Ceia: Se o jantar for cedo pode oferecer uma fruta, chá ou similar para o bebê antes da ultima mamada antes de dormir.

É provável que ainda venham pela frente vários períodos nos que o bebe vai se alimentar muito pouco ou quase nada, mas enquanto mantenha o aleitamento materno estará garantida a sua nutrição básica. Porém, também podem vir períodos nos que o bebe vai se negar mamar, sem que isso seja sinal de desmame, são as chamadas greves de amamentação, nesses momentos garanta o consumo de leite materno oferecendo-o em copo, em colher ou misturado com algum alimento.  Ainda lhe esperam pela frente vários picos de crescimento, períodos de dentição, doenças, ansiedade de separação, vacinas, etc. nesses períodos podem acontecer mudanças no comportamento alimentar do bebe, é importante que mantenha a oferta normal de alimentos e mamadas mas sem impor nada.

Lembre, a alimentação saudável é um habito que se aprende em casa. Incentive seu filho a se alimentar junto com a família, comendo junto com ele refeições saudáveis, com variedade de frutas, legumes, verduras, cereais, carnes. O Ministério da saúde recomenda que alimentos industrializados, enlatados, cafés, salgadinhos, balas, refrigerantes, sucos de caixinha, entre outros, sejam evitados nos primeiros anos de vida.  A sal deve ser usada com moderação.

Use a sua criatividade, não é necessário mingaus todo dia, mas podem ser incluídos na dieta, um mingau de aveia com frutas e leite materno pode ser uma boa opção de lanche da tarde (o leite é opcional). Uma polenta  com molho de carne moída pode ser muito boa no jantar.  Evite os preparados industriais, do tipo mucilon, eles contem adição de açucares de pouco valor nutricional. Existem muitos cereais além do arroz e a aveia, atualmente o mercado oferece o milho em diversas versões, chia, quinoa, cevada, trigo integral, o kibe, etc... eles oferecem uma imensa gama de possibilidades para a sua alimentação e a de seu filho. Use a internet para procurar receitas e experimente, aproveite e coloque seu filho lhe ajudar na cozinha, isso será um ótimo incentivo para ele comer suas preparações.

Após fazer um ano alimentos como o leite de vaca e o mel que até agora estiveram restritos podem ser introduzidos.  Porém, nenhum deles é obrigatório. Ambas são escolhas culturais, milhões de pessoas no mundo todo vivem sem consumir laticínios ou mel sem que isso afeite suas vidas. No Brasil, como em outros países ocidentais o consumo de Leite de vaca tem se tornado um comportamento cultural fortemente arraigado. Mas tome cuidado, o leite continua sendo um alimento de risco, ainda há chances de acontecer sensibilização alérgica, não são poucos os casos de crianças que desenvolvem ou manifestam a alergia ás proteínas do leite de vaca quando expostas diretamente após fazerem um ano de vida. Ao introduzir os laticínios (leite de vaca, queijos, iogurte, etc) faça-o de forma gradual, observando sempre as reações do organismo da criança. Fique atenta as mudanças no sistema digestivo como refluxo violento repentino, gases exagerados, mudanças nas fezes ( fezes com muco ou sague são um sinal de alerta), mudanças na pele (erupções, urticarias, dermatites) e/ou mudanças no sistema respiratório (tose secas, prurido, catarro, falta de ar etc).

Algumas dicas para introdução de laticínios após 1 ano:

-É importante que lembre que o leite de vaca SIM INTERFERE COM ABSORÇÃO DE FERRO, pelo que é indispensável que seu consumo seja longe das refeições principais do dia, e especialmente longe de alimentos ricos em ferro para não competir com sua absorção.

- Com a introdução de laticínios pode aumentar a ingestão de açucares na dieta do bebe, é importante que capriche na escovação dos dentes.

-Comece a introdução usando os laticínios em preparações como bolos, pães, sanduíches, molhos para saladas de frutas ou verduras. Seja criativa. Pode oferecer uma salada de frutas com uma colher de sopa de  molho de iogurte ou uma salada de verduras com molho de coalhada, margarina no pão, queijo com frutas secas, etc.

- Ofereça iogurte nos lanches da tarde ou da manha, pode oferecer vitaminas ou sobremesas feitas com frutas batidas com o iogurte. Prefira o iogurte natural sem açúcar sempre, a maioria de preparados industrializados contem quantidades de açúcar inadequadas para a idade de seu filho,  Danoninho é um claro exemplo de um alimento inadequado, ele é indicado para crianças acima de 4 anos acordo com o fabricante e para consumo esporádico.

- Ofereça primeiro o leite de vaca misturado com suco, chás, ou em vitamina antes de oferecer ele puro.  Respeite a vontade de seu bebe, mesmo que você esteja decidida incluir os laticínios na dieta de seu filho é ele quem decide, se ele não gostar do leite de vaca não o obrigue consumi-o nem use achocolatados ou saborizantes similares para incentivar o consumo, eles são altamente calóricos e de pouco valor nutricional. Por serem bombas de açúcar podem deixar seu filho mais agitado do normal, dificultando ás sonecas diurnas e o descanso noturno.


Referencia:
Dez passos para uma alimentação saudável paracrianças brasileiras menores dedois anos: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/dez_passos_para_familia.pdf


Pode se interesar também por:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152158766327955&set=oa.457562414360040&type=1

Por que param de comer com 1 ano?
https://www.facebook.com/groups/266812223435061/doc/274266252689658/

Não é necessário acostumá-los a seguir um horário?
https://www.facebook.com/groups/266812223435061/doc/285207218262228/

Comer bem para dormir bem
https://www.facebook.com/notes/solu%C3%A7%C3%B5es-para-noites-sem-choro/comer-bem-para-dormir-bem/287290731295343

Cálcio do LM não interfere na absorção de ferro
https://www.facebook.com/groups/266812223435061/doc/336109913171958/

Não devemos tirar da criança o prazer de descobrir como comer, e até o prazer de brincar com a comida.
https://www.facebook.com/groups/266812223435061/doc/336359443147005/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...