quinta-feira, 26 de junho de 2014

Passei por uma situação de estresse e meu leite acabou!

Por Luciana Freitas

Sempre ouvimos falar nisso, certo? Mas vamos refletir um pouco sobre essa situação?

Vamos imaginar a seguinte situação: estamos no tempo das cavernas; uma mãe está com seu bebê e, de repente, aparece um animal de 3 metros de altura e 2 toneladas; a mãe leva um susto enorme, estresse maior, impossível. O que você acha que aconteceu com ela? Acabou o leite? Então o filho dela vai morrer, né? Afinal, naquela época não havia fórmula...

Se fosse assim, não estaríamos aqui para contar essa história. Na verdade, sabe o que aconteceu? Com o estresse, ela teve uma descarga de adrenalina que fez com que a saída do leite parasse naquele momento, para que ela não estimulasse ainda mais o predador com o cheiro do seu leite, mas depois de algum tempo, cerca de uma hora, ela já tinha se tranquilizado, a adrenalina voltou aos seus níveis normais e o leite voltou a sair. Ela, então, continuou amamentando normalmente seu bebê, que se transformou num forte troglodita.

Moral da história: susto, estresse, nervoso, nada disso não afeta a produção de leite. Pode cortar a saída do leite momentaneamente, mas a produção, não. "Ah!!!!!" - você pode dizer: "Mas meu leite diminuiu mesmo!!" Claro, né? Nossa cabeça afeta toda a nossa vida, então se você acreditar nesse mito de que susto faz o leite secar, isso pode acabar acontecendo, pelo seu estado psicológico favorável a isso. Solução: não acredite no mito e confie que os milênios de vida humana na terra fizeram nosso corpo capaz de alimentar nossos bebês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...