domingo, 27 de julho de 2014

Existe leite doce e salgado?

Existe. O sabor do leite materno varia de acordo com a dieta da mãe, com a idade da criança, com o tempo em que a mãe vem amamentando, além de outros fatores.
À medida que o tempo de lactação avança, há uma diminuição do teor de açúcar do leite (lactose) e um aumento dos cloretos, que são sais, e o leite passa de adocicado a levemente salgado. Tal mudança ocorre no sentido de adequar a percepção sensorial do bebê, facilitando a introdução de alimentos complementares salgados. Essa é outra vantagem do leite materno: não permite a monotonia de paladar verificada quando a criança mama em mamadeira, com leites sempre com o mesmo sabor doce. A amamentação prepara a criança para receber outros alimentos de sabor diferente!"

Fonte: Sociedade Brasileira de pediatria.
  
O gosto de leite materno, seja doce ou salgado, não afeita a aceitação do seio. Se o rejeita ou luta com seio pense em avaliar dentição, doenças/feridas na boca e garganta, confusão de bicos, picos de crescimento, cansaço acumulado. O leite materno é a primeira fonte de novos sabores para o bebê... mudanças de gosto do LM SÃO NORMAIS. O consumo de leite materno durante a primeira infância, em vez dos leites artificiais mais doces e produtos ricos em sódio, tende a reduzir no bebê o interesse pelo demasiado doce e salgado. Pelos 4 meses de idade a preferência pelo salgado é mais forte, aos 6 meses só se mantém em função da repetição do consumo de alimentos salgados, aos 12 meses esta preferência fica estabelecida como consequência da aprendizagem obtida pela experiência. Uma vez cristalizada nas primeiras idades, a preferência molda a apetência do adulto por alimentos ricos em sódio (Bernstein, 1990).

Os bebês alimentados exclusivamente ao seio, com uma dieta pobre em sódio, tendem a mostrar e a desenvolver menor inclinação pelo salgado (Harris, Thomas, & Booth, 1990). O mesmo se passa com a preferência pelo doce. Embora esta apetência seja inata, a sua consolidação também depende da experiência, ou seja, do consumo repetido de alimentos doces durante a primeira infância (Beauchamp & Cowart, 1990; Drewnowsky, 1994).

O aleitamento materno, no que diz respeito ao desenvolvimento de preferências, oferece uma grande complexidade de sabores contidos no próprio leite que vão facilitar o desmame e a transição para a alimentação sólida e diversificada (Sullivan & Birch, 1990)."

Fragmento tirado de: Comportamento e hábitos alimentares em crianças e jovens: Uma revisão da literatura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...