sábado, 6 de junho de 2015

Estou amamentando - posso tomar medicamentos?


Muitos medicamentos são completamente compatíveis com a amamentação, porém, muitos profissionais da área da saúde desconhecem a lista de medicamentos e outras substâncias que Ministério da Saúde através do Laboratório Fiocruz classificou de acordo com o grau de perigo que oferecem para amamentação de bebês de todas as idades, desde RN até 2 anos ou mais. No desconhecimento indicam o desmame para fazer tratamentos que são completamente compatíveis com amamentação.

Nada lhe impede fazer tratamento dentário tomando anestesia local, cuidar dos seus sintomas da gripe (apenas certifique-se que o anti-histamínico do antigripal que escolheu seja realmente compatível), tratar qualquer infecção com antibióticos, qualquer dor com analgésicos ou anti-inflamatórios e em geral realizar qualquer tratamento médico.
Na dúvida, e caso seu médico se negue lhe prescrever ou tratar, imprima a parte pertinente do guia e consulte com ele tratamentos alternativos e se realmente o tratamento é incompatível.
Veja aqui a lista completa, procure por princípio(s) ativo(s): http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf

Pág. 30 - Analgésicos e anti-inflamatórios
Pág. 35 - Anti histamínicos (componente anti-gripais)
Pág. 37 - Antibióticos
Pág. 87 - Alimentos e fitoterápicos

Veja essa outra lista procurando pelo nome do medicamento ou substância: http://www.e-lactancia.org/

*Antibióticos para tratar mastite, antifúngicos para tratar candidíases, entre outra ampla gama de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios são compatíveis com amamentação, se seu médico prescreve um que não seja compatível use a lista para que ele lhe prescreva um que seja. Se o medicamento é de uso pediátrico e adulto, o mais provável é que seja compatível.

*No caso que o medicamento prescrito seja de uso criterioso, verifique com seu médico se existe alguma outra opção compatível que lhe ofereça o mesmo efeito, se não houver mais opções, pode criar um esquema de toma do medicamento considerando a idade do bebê, suas sonecas e os horários de pico de concentração em plasma, evitando oferecer o peito 1 hora antes e 1 hora depois daquele pico (tente que esse período coincida com o sono do bebê). Se seu bebê ainda estiver em amamentação exclusiva, ordenhe o LM antes do horário de pico plasmático para oferecer ao bebê nesse horário. Sempre observe as reações no bebê.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...