quarta-feira, 4 de maio de 2016

Amamentação e zika: o que fazer?

Em 2015, fomos surpreendidos por casos de microcefalia em bebês cujas mães tiveram infecção pelo zika virus durante a gravidez.

Com o pânico disseminado, alguns meios de comunicação divulgaram reportagens afirmando que o "zika PODE ser transmitido por leite materno" (grifo nosso), para, em seguida, generalizar como orientação oficial a mera opinião de uma médica de um hospital particular de São Paulo, pois afirma em um subtítulo que "com o vírus, amamentação deve ser interrompida" (Jornal O Globo).

Diante desse cenário, recorremos aos órgãos oficiais e aos meios de pesquisa científica para trazer o esclarecimento abaixo.



Não há, até o momento, orientação de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, no sentido de suspender a amamentação em casos em que a mãe esteja infectada. Ao contrário, a ,orientação da OMS sobre o zika vírus e a microcefalia é no sentido de manter a amamentação, orientação que também foi dada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.

A orientação de manter a amamentação ocorre porque não existe comprovação de que o leite materno transmite o zika e porque os benefícios da amamentação comprovadamente são tantos e protegem tanto a criança de diversas doenças, que somente deve ser suspensa em casos de doenças graves, como HIV.

É bom ressaltar que se a mãe está infectada é porque há mosquitos com zika na região e que a criança pode ser picada. Dessa forma, os cuidados devem ser redobrados, não apenas para evitar o contato entre a criança e o mosquito, mas também para eliminar possíveis criadouros do inseto na casa e nas proximidades.

Além disso, também é importante lembrar de outras doenças que durante a gravidez causam problemas graves no bebê, um ser ainda em formação, como a rubéola, e depois do nascimento, com um bebê já formado, não causam efeitos futuros relevantes. Embora seja reconhecida a ligação entre o zika vírus na mãe e a microcefalia do bebê em formação, ainda não nascido, seguem inconclusivos os estudos acerca dos efeitos que a doença possa ter quando contraída por um bebê fora da barriga da mãe, ou seja, após o nascimento.

Dessa forma, o GVA ressalta que não há, neste momento, orientação oficial e fundamentada que indique a suspensão da amentação em casos de mães infectadas pelo zika vírus.


****************

Leia mais:

- CDC/EUA afirma: mães devem continuar amamentando

- As mulheres no contexto da microcefalia e da doença do vírus Zika

- Zika & Pregnancy (Zika & Gravidez)

- Posição do E-lactancia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...